Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Núcleo de Voluntariado apresenta resultados de Campanha de Inverno

Cobertores serão doados à população de rua; roupas, ao Hospital Mário Penna


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-entrega-Campanha-Agasalho.jpg
Campanha de Inverno já arrecadou mais de 2,1 mil itens para pessoas em situação de vulnerabilidade (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, recebeu, nesta quarta-feira (25/6), a equipe do Núcleo de Voluntariado (NV-TJMG) e representantes de instituições que serão beneficiadas pela Campanha de Inverno, para entrega simbólica de cobertores. Até o momento, foram arrecadados 2.182 itens, sendo 1.036 peças de vestuário, 618 cobertores, 204 pares de meias e 2024 gorros.

A campanha se iniciou em 12/5 e vai até 30/6. Neste ano, os cobertores e sacos de dormir serão destinados a pessoas em situação de rua e as roupas serão doadas ao Bazar do Bem do Hospital Mário Penna. O evento é promovido por voluntários da instituição de saúde e o recurso obtido auxilia as famílias de pacientes em tratamento de câncer.

As entidades beneficiadas foram: o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper), representado por Angélica Biondi Prates Lugon; a Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap), representada por Alexandre Aurélio e Mirian Rose Pimentel Martins; o grupo de voluntários do Instituto Mário Penna (Volmape), representado por Viviane Salles Lemos, Maria Lúcia Bentes e Maria Alverina Barreto; e a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, representada por Rafael Roberto Fonseca da Silva e Sandra Sousa.

Not-entrega-Campanha-Pastoral-de-Rua.jpg
A Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH também foi beneficiada (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O presidente Corrêa Junior agradeceu a presença dos representantes das quatro entidades beneficiadas e salientou que a solenidade, embora singela, era muito representativa, porque demonstra o comprometimento da Corte mineira com a transformação social, o desenvolvimento inclusivo, a promoção da dignidade humana e a fraternidade. 

“O Poder Judiciário tem uma missão constitucional que é de julgar processos e prestar a jurisdição, mas nós também somos atores sociais, não podemos nos distanciar da sociedade em que vivemos. Então essas campanhas, capitaneadas pela desembargadora Maria Luíza de Marilac, por meio do nosso Núcleo do Voluntariado, legitimam o Tribunal perante a sociedade, demonstrando a nossa preocupação também com todos aqueles que necessitam da nossa ajuda”, afirmou.

Cultura do serviço voluntário

Not-entrega-Campanha-Agasalho-Inaper.jpg
Angélica Lugon representou o Inaper (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

De acordo com a superintendente do NV-TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a mobilização incentiva a solidariedade e atende a dois objetivos: amenizar os impactos do inverno para quem vive nas ruas e arrecadar roupas para o bazar anual dos voluntários do Instituto Mário Penna.

“O resultado foi muito bom, até a presente data. Essa união de esforços traz um sentimento de satisfação imensurável, uma alegria que transborda o coração, pois simboliza a articulação de uma rede interna para levar às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social um pouco de dignidade e esperança. Em nome dos integrantes do NV-TJ, a nossa palavra é de gratidão a Deus e a todas as pessoas que se uniram a nós nessa caminhada, inclusive aqueles que não integram o TJMG, mas que também contribuíram com a campanha”, disse.

A desembargadora ressaltou, ainda, a parceria do Núcleo de Assistência do Servidor Solidário (NASS) nessa e em outras ações do Núcleo do Voluntariado, bem como o apoio da Alta Administração do Judiciário estadual mineiro à iniciativa.

“Reitero nosso agradecimento ao desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, que, durante sua gestão como corregedor-geral de Justiça e na presidência deste Tribunal de Justiça, demonstrou sensibilidade para a causa e sempre apoiou o NV-TJMG", falou.

Segundo a superintendente do NV-TJMG, as vantagens do serviço voluntário vão muito além do mero gesto de doar tempo, energia e recursos, levando as pessoas a refletir “sobre a importância da ação e do compromisso individual na construção de uma sociedade mais justa para todos”.

Not-entrega-Campanha-Agasalho-MarioPenna.jpg
Roupas arrecadadas serão destinadas ao Bazar do Bem, do Hospital Mário Penna (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Ação gratificante

Not-entrega-Campanha-Agasalho-CRESAP.jpg
Alexandre Aurélio, servidor aposentado do TJMG, e Mirian Pimentel representaram a Cresap (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O servidor aposentado Alexandre Aurélio de Oliveira, que representou a Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua, se disse muito agradecido pela oportunidade de exercer a responsabilidade social em colaboração com o Tribunal de Justiça.

“Na Cresap, fazemos um trabalho voltado à população de rua através do projeto Bartimeu. Toda quarta-feira entregamos por volta de 800 marmitas. É muito gratificante participar de um evento desses, que demonstra a capacidade que o Tribunal tem de voltar os olhos para as pessoas que mais precisam”, destacou.

Estiveram presentes ao evento, ainda, o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte e integrante do NV-TJMG, juiz Sérgio Henrique Caldas Fernandes; o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Silveira Rezende; e a servidora da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Marília Miranda de Almeida, e as colaboradoras Claudhya Vasconcelos e Jaqueline Martins, todas integrantes do Núcleo de Voluntariado.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*