Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novos registradores e notários tomam posse em Minas

Após evento online, concursados vão atuar em diversas cidades do Estado


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-posse-delegatarios-cartorio.jpg
A Corregedoria-Geral de Justiça realizou cerimônia virtual que formaliza a investidura no cargo dos novos concursados.

“Apesar do momento que estamos vivendo, de tristeza por causa da pandemia, hoje é um dia festivo que deve ser comemorado por essa vitória e conquista fantástica de vocês”. Foi assim que o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, recebeu os aprovados em concurso público para os serviços notariais e de registro em Minas Gerais.

A Corregedoria-Geral de Justiça realizou cerimônia virtual, nesta terça-feira (30/3), que formaliza a investidura no cargo dos novos registradores e notários que vão atuar em cartórios de diversas cidades do Estado. O concurso é regido pelo Edital Extrajudicial 01/2016.

Os serviços notariais e de registro são aqueles destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

A solenidade contou também com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria e superintendente adjunta dos serviços notariais e de registro, Aldina de Carvalho Soares, e do gerente de orientação e fiscalização dos serviços notariais e registro, André Lúcio Saldanha.

Not-posse-delegatarios-cartorio1.jpg
O concursados fizeram o juramento de forma online e, posteriormente, devem assinar eletronicamente os respectivos termos de investidura.

O delegatário Daniel Martins Pêsso da Silveira representou presencialmente os colegas ao ler o compromisso oficial perante o corregedor, enquanto os demais concursados fizeram o juramento de forma online. Posteriormente, eles devem assinar eletronicamente os respectivos termos de investidura. 

O corregedor ressaltou o desejo de que os aprovados em concurso cumpram com fidelidade o juramento prestado ao assumir os cargos. 

O concurso público foi, do primeiro ao último ato, formalizado, operacionalizado e realizado totalmente na esfera de atuação do Poder Judiciário mineiro. O trabalho de orientação, fiscalização e disciplina dos serviços extrajudiciais é responsabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça, que verifica a regularidade dos trabalhos dos cartórios, apurando denúncias, reclamações e sugestões. 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial