
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, nesta quinta-feira (27/2), o novo Fórum Hudson Gouthier da Comarca de Bom Despacho, na Região Centro-Oeste do Estado. A cerimônia contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
A nova edificação, localizada na Avenida Doutor Marco Túlio Alves Quirino, 240, no bairro Gran Park, tem mais de 2 mil m² de área construída, distribuída em dois pavimentos e com capacidade para abrigar até três varas.
O prédio conta, ainda, com espaços para Tribunal do Júri, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juizado Especial e salas para secretarias, gabinetes, assessorias, psicossocial, administração, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).
Ele também possui sistema central de ar-condicionado, iluminação eficiente, controle de acesso eletrônico e estacionamento para carros, motos e bicicletas.

Atualmente, a Comarca de Bom Despacho conta com duas varas: a 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, sob responsabilidade da juíza Sônia Helena Tavares de Azevedo; e a 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, conduzida pela juíza diretora do Foro da Comarca, Rafaella Rodrigues Moreira Lima.
A nova sede do Fórum Hudson Gouthier, que também atenderá jurisdicionados da cidade de Moema e do distrito de Engenho do Ribeiro, é totalmente acessível às pessoas com dificuldades de locomoção, com estrutura moderna, seguindo o padrão adotado pelo Plano de Aceleração de Obras do TJMG.
Solenidade
A inauguração foi realizada na parte externa do Fórum, com execução do Hino Nacional. O presidente Corrêa Junior descerrou a fita ao lado do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; do superintendente de Obras do TJMG, desembargador Ronaldo Claret de Moraes; do superintendente de Relacionamento com outros Poderes, desembargador Cássio de Souza Salomé; do superintendente de Segurança Institucional, desembargador Ricardo Cavalcante Motta; do juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marcelo Paulo Salgado, representando o 1ª vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; do juiz auxiliar da Presidência Luís Fernando de Oliveira Benfatti; da juíza diretora do Foro da Comarca, Rafaella Rodrigues Moreira Lima; da juíza Sônia Helena Tavares de Azevedo; da presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; e do ex-presidente da Amagis juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; além de autoridades locais.

O presidente Corrêa Junior ressaltou as características sustentáveis e modernas das instalações do novo Fórum, que é uma “oportunidade de atender com mais qualidade quem nos procura, e dar condições de trabalho também para o nosso pessoal, sejam os magistrados, sejam os servidores”.
Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, a entrega da obra é um relevante passo do Poder Judiciário para os jurisdicionados da região.
“Vai possibilitar melhor conforto, estrutura e acessibilidade. É um prédio arrojado e moderno, onde servidores e operadores [do Direito] terão plenas condições de trabalho. Que essa nova sede possa trazer muito benefício a todos que estão aqui na Comarca, principalmente a população, que vai ter um atendimento melhor, com mais estruturação”, comentou.

Em vídeo exibido na cerimônia, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o espaço irá fortalecer o acesso à Justiça e garantir um atendimento de qualidade àqueles que precisam.
“Esse novo espaço, moderno e totalmente equipado, foi cedido para garantir que os processos se tramitem de forma eficiente e acessível. Desejo que o novo Fórum da Comarca de Bom Despacho seja um símbolo de Justiça, democracia e desenvolvimento econômico e social”, disse.

A juíza diretora do Foro, Rafaella Lima, ressaltou que o momento representava não apenas o avanço da estrutura física do Poder Judiciário, mas, sobretudo, o fortalecimento do compromisso com a efetivação do acesso à Justiça.
“A Justiça há de ser célere, eficiente e acessível. Para tanto, é imprescindível que as instalações destinadas ao seu funcionamento estejam adequadas às necessidades do jurisdicionado e dos operadores do Direito. Esse novo espaço simboliza o respeito à dignidade daqueles que buscam a tutela jurisdicional e a valorização dos servidores que se dedicam diariamente à nobre missão de promover a pacificação social por meio da solução dos conflitos”, avaliou.
Para a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, que é natural de Bom Despacho, o novo espaço representa um avanço para a comarca: “Sinto imensa alegria, orgulho, pertencimento e felicidade por essa conquista, que, antes de ser da magistratura e do Judiciário local, é do cidadão e da cidadã, dos nossos jurisdicionados. Olho para esse prédio com a sensação de um sonho realizado.”

Presenças
Também participaram da solenidade de inauguração do novo Fórum o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) Carlos Donizete Ferreira da Silva, representando o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; o prefeito de Bom Despacho, Fernando Augusto Alves de Andrade; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Maique Aparecido Alves.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial