
A nova sede da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no Edifício Tancredo Neves, conhecido como "Rainha da Sucata", no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, recebeu a visita de cerca de 150 pessoas, compreendendo as alunas e os alunos do Projeto do TJMG, acompanhados de seus pais.
Foi a primeira vez que os parentes dos jovens puderam conhecer o local. Eles visitaram toda a estrutura da nova sede, incluindo a Sala da Orquestra, as salas dedicadas a instrumentos, como violino, violão, viola e flauta, as de estudos, os depósitos de materiais, e a administração.
Durante a visita, alunas, alunos, mães e pais foram recepcionados na Sala da Orquestra pela maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, Luciene Villani. No local, eles participaram de apresentações musicais de variados instrumentos, realizadas por professoras, professores, alunas e alunos. Criado em 2011, o Projeto de Formação Continuada já atendeu mais de quatro mil jovens.

Para o coordenador da Orquestra Jovem e do Coral InfantoJuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, o momento, além de emblemático, foi de muita emoção, pelo fato de alunas e alunos conhecerem, ao lado de seus pais, detalhes dos três andares do edifício.
"Não tenho palavras para descrever o que sinto. É muito emocionante testemunhar a alegria dos jovens e de seus pais ao entrarem no edifício para conhecer a nova sede da Orquestra e do Coral. Esse é um presente que a comunidade de Belo Horizonte oferece a essas crianças e adolescentes que querem ingressar no mundo da música. São , em maioria, jovens em situação de vulnerabilidade", disse.
Segundo o desembargador, o projeto do TJMG está "resgatando a cidadania de crianças e adolescentes, muitas vezes invisíveis, mas que abrirão novas portas por meio da música".

A maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, Luciene Villani, ressaltou que essa foi a primeira vez que mães e pais de alunas e alunos puderam conhecer a escola, já que a antiga sede não comportava essa visita.
"É um momento muito importante para todos poderem conhecer a nova sede e constatar que é um lugar onde levamos o ensino da música muito a sério. Esperamos que, no futuro, algumas dessas alunas e alguns desses alunos possam estar à frente da gestão da Orquestra e do Coral do TJMG", afirmou.
Acessibilidade
A aluna Larissa de Assis Gonçalves, de 15 anos, estuda na Orquestra do TJMG há mais de um ano, para se especializar em flauta e violino. Ela comemorou a mudança da sede para o Edifício Rainha da Sucata, principalmente pela acessibilidade, inexistente no antigo prédio. "Eu era obrigada a ter as aulas no térreo, longe dos demais colegas, pelo fato de estar em uma cadeira de rodas e o prédio não possuir elevador. Agora tudo mudou. Além do espaço, posso me descolocar para todos os ambientes", disse.

O pai de Larissa, Paulo Ambrósio Gonçalves, também destacou que a mudança para a Praça da Liberdade ajudou na motivação de alunas e alunos do projeto: "É um lugar agradável e com melhor estrutura. Os alunos estarão muito mais motivados com o espaço e com a beleza e arborização da Praça da Liberdade."
Confira a matéria da TV TJ Minas sobre a visita.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial