Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nova ferramenta digital simplifica pedido de restituição de custas judiciais

Formulário eletrônico está integrado ao sistema de Guias Web e ao SEI


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-apresentacao-nova-ferramenta-sei.jpg
Ferramenta lançada nesta terça-feira vai permitir solicitação de custas judiciais por meio do SEI

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou nesta terça-feira (23/06) uma ferramenta eletrônica que permite a solicitação da restituição de custas judiciais pela parte por meio de formulário integrado ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

O sistema visa a modernização do processo de trabalho, que antes era requisitado em formulário físico.

O chefe da Corte estadual, desembargador Nelson Missias de Morais, disse que o novo sistema digital “significa um respeito maior às partes, aos advogados, no momento de restituir algum valor pago de forma indevida ao TJMG”.

O presidente eleito do judiciário mineiro, desembargador Gilson Soares Lemes, que também participou da solenidade de apresentação da nova ferramenta, enfatizou que a modernização do sistema só foi possível devido à dedicação e empenho da Diretoria Executiva de Informática e de outros setores do TJMG.

“A ferramenta melhora a imagem do Poder Judiciário e simplifica o processo para o cidadão ou advogado que tenha feito um pagamento indevido. É mais um avanço do SEI, já que o formulário de restituição está integrado ao Sistema”, ressaltou Gilson Soares Lemes.

Acompanhamento on-line

not-apresentacao-nova-ferramenta-sei1.jpg
Formulário pode ser preenchido no portal do TJMG

O reponsável pela Gerência de Controle de Receitas e Repasses Especiais do TJMG, Leonardo Honório Rodrigues informou que o sistema vai simplificar os procedimentos que eram feitos por meio físico.

“O advogado ou as partes podem acompanhar a tramitação por e-mail do processo de restituição, que estará direcionado para a área que tem que se manifestar. Isso proporciona maior controle e segurança por parte do Poder Judiciário”, explicou.

O gerente informou que a nova ferramenta engloba também restituições originárias dos cartórios do extrajudicial, que recolhem taxas para o Tribunal e ainda na esfera administrativa.

O novo sistema foi desenvolvido pela área de fianças do judiciário mineiro, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça e a 1ª Vice-Presidência do TJMG.

Ouça o podcast com o áudio do gerente Leonardo Honório Rodrigues:

Presenças

Além dos desembargadores Nelson Missias de Morais e Gilson Soares Lemes, participaram do lançamento da ferramenta o coordenador da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), juiz Delvan Barcelos Júnior; o Diretor Executivo de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin), Eduardo Antônio Codo Santos; os magistrados Luiz Carlos Rezende e Santos e Rui de Almeida Magalhães; e os servidores Fernanda Mendes, Leonardo Honório Rodrigues e Viviane de Lima Cafaro.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial