Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nota de falecimento - Desembargador Hugo Bengtsson Júnior

Magistrado presidiu o TJMG de 2005 a 2006


- Atualizado em Número de Visualizações:

É com pesar que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) comunica o falecimento do desembargador Hugo Bengtsson Júnior, ex-presidente da Casa, ocorrido ontem, 20 de novembro. 

 

O corpo do magistrado será velado no Salão Nobre do Palácio da Justiça (Avenida Afonso Pena, 1.420, na capital), a partir das 8h de hoje. Às 15h, o cortejo segue para o Parque da Colina, onde ocorrerá o sepultamento, às 16h.

 

A mesa diretora do TJMG declarou luto oficial no Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, por três dias, a partir desta segunda-feira, 21/11. Não haverá suspensão do expediente no período a que se refere essa decretação de luto oficial.

 

O desembargador Hugo Bengtsson Júnior nasceu em Muzambinho (Sul de Minas), em 3 de novembro de 1936. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1964, tendo também se graduado em matemática, física e desenho pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé.

 

Ao entrar para a magistratura mineira, em 1968, o magistrado atuou nas Comarcas de Ibiraci, Espinosa, Carmo do Rio Claro, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Tornou-se desembargador do TJMG em 1988, tendo ocupado o cargo de 1º vice-presidente do Tribunal mineiro (2002 a 2004) e de presidente da Casa (2005 a 2006). Aposentou-se em 2006.

 

Ao longo de sua trajetória profissional, dedicou-se também ao magistério e recebeu inúmeras honrarias.