Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ministra Maria Elizabeth Rocha é empossada presidente do Superior Tribunal Militar

TJMG prestigiou a solenidade em Brasília (DF)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Posse-da-Presidente-do-STM-Ministra-Maria-Elizabeth.jpg
A ministra Maria Elizabeth Rocha é a primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar (Crédito: Divulgação / TJMG)

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Sandra Alves de Santana e Fonseca representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, na sessão solene de posse da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha no cargo de presidente do Superior Tribunal Militar (STM), no biênio 2025-2027.

Na solenidade ocorrida na quarta-feira (12/3), na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF), também foi empossado o tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo no cargo de vice-presidente e corregedor da Justiça Militar da União.

É a primeira vez, nos 217 anos de implantação do STM, que uma mulher assume a presidência da Corte militar. O pleito ocorreu em dezembro do ano passado. A ministra Maria Elizabeth Rocha é a única magistrada entre os 15 integrantes civis e militares do STM.

Mineira de Belo Horizonte, ela ocupou a vice-presidência do STM entre 2013 e 2015 e, por nove meses, assumiu a presidência interina após a aposentadoria compulsória do então presidente Raymundo Nonato de Cerqueira Filho. Antes de integrar o STM, Maria Elizabeth Rocha foi procuradora federal e atuou no Congresso Nacional, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

A desembargadora Sandra Fonseca destacou a importância da solenidade e a relevância de uma mulher assumir a presidência do STM: "Foi um evento muito importante para o Poder Judiciário como um todo. No momento em que o mundo passa por instabilidade política, o evento mostrou que o Brasil pode contar com as forças armadas disciplinadas e unidas para a garantia da soberania. Além disso, a escolha de uma mulher para o relevante cargo de presidente do Superior Tribunal Militar, pela primeira vez, na entidade que tem mais de 200 anos, indica que as questões de gênero estão sendo enfrentadas e, aos poucos, superadas."

As desembargadoras Kárin Emmerich, Juliana Campos Horta e Maria Luiza Santana Assunção também participaram da solenidade de  posse da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha no cargo de presidente do Superior Tribunal Militar (STM), no biênio 2025-2027.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial