Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do STF

Cerimônia foi prestigiada pelo presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, que participará hoje de encontro com a ministra


- Atualizado em Número de Visualizações:

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse ontem, 12 de setembro, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2016/2018. Nos dois anos em que presidirá o STF, Cármen Lúcia irá acumular a função com o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na solenidade, bastante prestigiada, o ministro Dias Toffoli foi empossado na vice-presidência da corte.

 

A nova presidente do STF, em seu discurso de posse, defendeu um Judiciário coerente e prometeu contribuir para seu aperfeiçoamento para tornar o País mais justo. Mostrando disposição para o diálogo com as diversas instâncias do Poder que representa, a ministra se reunirá hoje com presidentes dos tribunais do País. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, irá participar do encontro.

 

Honra para Minas

 

Presente à cerimônia de posse da ministra, o presidente Herbert Carneiro avalia que é uma grande honra para o mundo jurídico de Minas Gerais a chegada de uma mineira à Presidência da mais alta corte do Judiciário brasileiro. “Trata-se da primeira mineira e da segunda mulher a alcançar tão alto posto, distintos e importantíssimos cargos, especialmente se considerarmos o atual momento pelo qual passa o País. Não faltarão à ministra a experiência e os atributos necessários a uma eficiente e bem-sucedida condução da mais alta corte, com seriedade, visão e compromisso”, avalia.

 

Também prestigiaram a cerimônia de posse os seguintes desembargadores do TJMG: o desembargador Wagner Wilson Ferreira, 2º vice-presidente; o desembargador Moacyr Lobato, ouvidor; o desembargador André Leite Praça, corregedor-geral de justiça; e o desembargador Carlos Levenhagen, conselheiro do CNJ.

 

Trajetória

 

Mineira de Montes Claros, a ministra Cármen Lúcia formou-se em direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1977. É mestra em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral, tendo exercido, entre outras atividades, a advocacia e o magistério e tendo atuado como procuradora do estado de Minas Gerais.

 

Ao longo de sua trajetória profissional, a ministra Cármen Lúcia publicou vários livros e artigos, colaborou em diversas obras coletivas e proferiu inúmeras palestras, tendo também participado de bancas de concurso e recebido diversos prêmios e honrarias.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
twitter.com/tjmg_oficial
flickr.com/tjmg_oficial