Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mensagem pelo Dia Nacional do Voluntariado

Presidente José Arthur Filho parabeniza a todos que se doam em prol do outro


- Atualizado em Número de Visualizações:

Neste 28 de agosto, celebramos mais um Dia Nacional do Voluntariado. Uma data que se reveste de dois grandes sentidos, em especial: o de exaltar todos aqueles que se doam em prol do outro, sem esperar nada em troca, e o destacar a importância do voluntariado, em qualquer sociedade que se pretenda cada vez mais fraterna, justa e pacífica.

 Em nosso País, marcado por profundas desigualdades sociais, o voluntariado é importante mola propulsora para o desenvolvimento social e poderosa ferramenta para o enfrentamento das nossas dissimetrias. Muitas vezes, diante de cenários complexos, sentimo-nos paralisados. Tornar-se um voluntário é chamar para si parte do protagonismo para transformar nosso mundo em um lugar melhor e imbuir-se da esperança de que, mesmo diante de realidades inalcançáveis, sempre há algo que podemos fazer.

É consciente da imensurável dimensão que o voluntariado representa para uma sociedade que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio de seu Núcleo de Voluntariado, sob o comando da competente desembargadora Maria Luíza de Marilac, tem atuado firmemente para disseminar e consolidar a cultura do voluntariado na instituição. Nesta gestão, pretendemos fortalecer ainda mais iniciativas nesse campo.

Há uma frase de Madre Teresa de Calcutá que diz: “O que eu faço é uma gota no meio do oceano, mas, sem ela, o oceano seria menor.” Trata-se de uma sentença que sintetiza, em grande parte, o que os voluntários representam para uma comunidade. Por meio de iniciativas, muitas vezes simples, eles são capazes de provocar ondas que reverberam em toda a sociedade, aplacando sofrimentos, alimentando esperança e oferecendo novas janelas para o futuro.

Em nome do Poder Judiciário mineiro, meus parabéns a todos aqueles que se dedicam ao voluntariado!

Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais