Integrantes da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) visitaram, em julho, a sede do Secretariado Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no bairro Boa Viagem, em Belo Horizonte.
O encontro tratou de uma parceria institucional que será firmada entre a Ejef e a CNBB. A ideia é que a Escola Judicial contribua com a gestão arquivística e informacional da CNBB em Minas Gerais.
Segundo a CNBB, o Secretariado Executivo do Regional Leste 2 é composto por 28 dioceses e arquidioceses mineiras.
Da Ejef, participaram da reunião o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Iácones Batista Vargas; o diretor executivo de Gestão Documental (Dirged), Thiago Israel Simões Doro Pereira; a coordenadora do Arquivo Permanente (Coarpe), Sônia Santos; e a arquivista da Gerência de Arquivo de Gestão Documental (Gedoc), Bruna Michels.
A comitiva foi recebida pelo secretário-executivo do Regional Leste 2, padre Rodrigo Souza, e pela secretária Cláudia Helena da Silva.
Gestão arquivística
Sobre a parceria, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, afirmou que a equipe técnica da Escola Judicial foi enviada à CNBB para as tratativas da colaboração institucional, prestando orientações sobre a elaboração de instrumentos de gestão arquivística, a exemplo dos planos de classificação e tabelas de temporalidade, o que permitirá a racionalização dos espaços físicos, além da possibilidade de criação de uma plataforma eletrônica para disponibilização de conteúdo documental para pesquisa pública.
O desembargador enalteceu o trabalho de excelência exercido pelos servidores da Ejef: "Como escola de governo, a Ejef tem de se colocar cada vez mais a serviço da sociedade, realizando parcerias e projetos de extensão, visando o bem do povo de Minas Gerais".
Para o diretor executivo da Dirged, Thiago Doro, "foi uma grande satisfação receber o convite da CNBB Regional Leste 2 e contribuir com orientações técnicas sobre organização arquivística. A visita reforçou a importância do diálogo entre instituições comprometidas com a memória, a transparência e a boa gestão documental".
Segundo ele, a parceria é uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que é compartilhada a experiência do TJMG na organização de arquivos judiciais, também é possível aprender com a riqueza histórica e eclesiástica do acervo da CNBB.
"Seguimos abertos para futuras cooperações que fortaleçam a preservação da memória institucional e promovam boas práticas na administração de documentos", afirmou o diretor.
Para o padre Rodrigo Souza, a aplicação de técnicas de gestão arquivística e informacional ao acervo da CNBB contribui não apenas com a otimização da organização física, mas também facilitando o acesso a importantes fontes e dados de pesquisa voltados ao resgate histórico das origens da Regional Leste 2. A ideia é que esse material seja transformado em livro.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*