Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Justiça pela Paz em Casa reforça prevenção à violência contra a mulher

Palestra desta quinta-feira (18/08) foi realizada para 100 colaboradores de construtora


- Atualizado em Número de Visualizações:

A prevenção e combate à violência contra a mulher seguem sendo tratados durante a 21ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada entre 15/8 e 19/8, em todo país. Na tarde desta quinta-feira (18/8), o tema foi abordado pela defensora pública e coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem-BH), Maria Cecília Oliveira, em palestra para aproximadamente 100 colaboradores da Construtora Caparaó, em um canteiro de obras da empresa.  

not---Palestra-promotora-Maria-Cecilia1.jpg
Defensora pública Maria Cecília Oliveira destacou a importância de esclarecer, também, informações sobre a Lei Maria da Penha (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Nesta edição, que  conta com parcerias de sindicatos da construção civil, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apoia, mais uma vez, ações para a conscientização quanto à discriminação e às múltiplas modalidades de agressão no lar, incentivando o combate às práticas. O tema, na opinião da defensora pública Maria Cecília Oliveira, é fundamental, também, para esclarecer informações sobre a Lei Maria da Penha. 

Durante a apresentação foram expostos, ainda, os diferentes tipos de violência, que, além de física, também podem ser classificadas como moral, psicológica e sexual.  “O machismo atinge negativamente tanto as mulheres quanto os homens. É claro que as mulheres são as principais vítimas, mas aos homens é imposto um código de conduta no qual eles têm que afirmar o tempo inteiro a masculinidade e a agressividade para resolver as situações. E essa falsa crença coloca o homem como naturalmente mais violento”, disse a defensora pública. 

Tendo em vista essa cultura, ela destacou a importância de discutir o fenômeno da violência doméstica também com os homens, pois a prevenção é a principal forma de enfrentar o assunto. “Não adianta eu querer alcançar toda a população, isso é impossível. Então é o meu dever, como defensora pública, educar o cidadão para que eles repliquem essas reflexões. Como forma de prevenção, a gente vai ter mais alcance se fizer a multiplicação de conhecimento”, afirmou.

not---Palestra-promotora-Maria-Cecilia3---Mestre-de-obras-Barbosa.jpg
O mestre de Obras Geraldo Magela considerou muito positiva a abordagem do tema para o público da construtora ( Crédito: Riva Moreira/TJMG )

Aprendizado 

Entre os presentes à palestra, o sentimento ao fim da apresentação foi de aprendizado. “Foi uma experiência muito boa e acho que deveríamos difundir mais isso nos canteiros de obras, porque agrega aos nossos valores. Hoje temos uma mesclagem de homens e mulheres trabalhando e estamos conseguindo alcançar nosso objetivo que é equiparar, acabar com esse ambiente que é totalmente masculino”, disse o mestre de obras da construtora Caparaó, Geraldo Magela. 

Campanhas

A Semana Justiça pela Paz em Casa, que foi idealizada pela ministra Cármen Lúcia, quando presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inicialmente propunha o reforço nos julgamentos e na prolação de sentenças de casos de feminicídio, tentativas de homicídio e violência doméstica. Porém, outras iniciativas foram sendo associadas à mobilização, como palestras, visitas a instituições de ensino, eventos e debates, como forma de trazer o assunto à tona e qualificar o entendimento dos cidadãos à respeito da questão. 

A programação de palestras em canteiros de obra será finalizada nesta sexta-feira (19/8). 

Veja aqui mais informações sobre as ações do TJMG durante a 21ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa. 

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial