O juiz Renato Zouain Zupo, da Vara Criminal da Comarca de Araxá, se prepara para lançar sua terceira obra. Monstruário, o bestiário da maldade contém oito novelas fictícias sobre a perversidade humana. As histórias tratam “da maldade mais abjeta e visceral”, narrando casos urbanos ocorridos na década de 1980, em Belo Horizonte.
Escritor de romances de terror, suspense e thrillers policiais, o magistrado utiliza suas experiências na justiça criminal brasileira para endossar o realismo cruel de suas obras, repletas de enigmas e mistérios que surpreendem o leitor do início ao fim das histórias.
Segundo ele, não há relação direta entre o escritor e o juiz, pois trata-se de ficções, mas é inegável que suas obras se originam da sua experiência profissional e criminalista de vinte anos.
O autor segue a mesma linha apresentada em outros dois livros já publicados. Verdugo discute sobre a capacidade do ser humano de matar e Rio da Lua conta sobre estranhos suicídios que estão acontecendo em uma cidade do interior de Minas Gerais.
O juiz se considera um leitor compulsivo. “Não há como ser escritor sem, primeiro, ser um viciado em literatura, que consumo sem moderação desde a tenra infância”, afirma.
Além da formação jurídica, Renato já foi vendedor, trabalhou como professor universitário, músico, militar e atuou como advogado. Ele ainda escreve artigos para diversos jornais mineiros, impressos e virtuais e, realiza palestras por todo o país.
Seus livros já foram lançados em quatro países da Europa. O lançamento de sua nova obra acontece na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, às 19 horas, na livraria Leitura do BH Shopping.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial