
O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu, nesta quinta-feira (15/5), a cerimônia da premiação "Destaques Estudantis", realizada pela Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). O evento reconhece, anualmente, jovens aprendizes contratados pela instituição que obtiveram desempenho escolar e profissional acima da média no ano anterior.
Na edição de 2025 foram premiados 30 adolescentes, dos quais nove prestam serviço no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Entre os destaques, está Nicole Camilo de Brito, de 18 anos, que trabalha na secretaria da Vara de Violência Doméstica da Comarca de Contagem e ficou em 3º lugar na premiação.
"Estou muito emocionada por ganhar esse prêmio e sou muito grata à Assprom e ao Tribunal de Justiça pela oportunidade de trabalhar. Gosto muito do que faço e pretendo estudar Direito e prestar um concurso para continuar trabalhando no TJMG", declarou a jovem.

Na solenidade, o desembargador do TJMG Jayme Silvestre Corrêa Camargo representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e leu um discurso enviado por ele:
"A educação é a solução. É louvável a iniciativa da Assprom de reconhecer os esforços desses adolescentes. Parabenizo a entidade por essa premiação e também por sua trajetória de 50 anos de atuação em prol da nossa juventude. A Associação é parceira de longa data e de grande importância para a Corte mineira. Por nossos edifícios, nas diversas Comarcas mineiras, já passaram milhares de jovens da Assprom. Temos muito orgulho de todos eles, que nos instigam a manter um diálogo com as novas gerações e a nos conectarmos com o que há de novo no mundo. Com eles aprendemos muito todos os dias”, diz trecho do pronunciamento.
O presidente da Assprom, desembargador aposentado José Edgard Penna Amorim Pereira, afirmou que o trabalho da Associação na formação de adolescentes dá importância ao desenvolvimento educacional igual ou maior do que o próprio trabalho.
"O incentivo ao estudo, que nós proporcionamos aos jovens trabalhadores, visa que eles se convençam que é importante iniciar no mundo do trabalho, mas é tão ou mais importante que ele termine a sua formação escolar, e que busque conhecimento para crescer e se desenvolver como pessoa e como cidadão. Este evento, com a presença de tantas autoridades, é o marco desta linha de pensamento da Assprom, dando visibilidade à importância do estudo, e esperamos que isso irradie a todos os outros adolescentes”, disse.
Destaques do TJMG
Outros jovens trabalhadores do TJMG ficaram entre os 30 premiados: Isabela Almeida dos Santos e Yasmin Capuchinho Marques (Fórum Cível e Fazendário), Abner Viana de Jesus (Fórum de Várzea da Palma), Ana Luyza Moura de Assis e Laís Almeida Fernandes Pereira (Fórum de Betim), Geovana Conceição Bomfim (Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública), Clarisse Libéria da Silveira (Edifício-Sede), e Ana Clara de Barros Serra (Fórum de Lavras).
Dispositivo de honra
Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo, representando o presidente Corrêa Júnior; o presidente da Assprom, desembargador José Edgard Penna Amorim Pereira; o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, André Reis, representando o prefeito Álvaro Damião; a superintendente de Logística e Serviços da Procuradoria-Geral de Justiça, Aline Laia Cardozo, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; a analista da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) Lorena Tolentino Cardoso, representando a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; a diretora-geral da Advocacia-Geral de Minas Gerais (AGE-MG) Isabela Nobre Souza Borges; a vice-diretora da Faculdade de Direito da UFMG, Mônica Sette Lopes; o diretor financeiro da Assprom, Carlos Augusto de Araújo Cateb; e o secretário-geral da Assprom, André Marinho Teodoro.
Veja mais fotos do evento no Flickr do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial