Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Intervalo Cultural" recebe cantor Cláudio PC do Samba

Apresentação contou com sucessos de artistas como Martinho da Vila, Alcione, Cartola e Demônios da Garoa


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Carnaval ainda é um tema que continua em alta em Belo Horizonte e, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o clima festivo fez parte, nesta sexta-feira (20/2), do projeto “Intervalo Cultural”, na entrada do Edifício-Sede. A “ressaca da folia contou com a apresentação do cantor Cláudio PC do Samba e músicos convidados.

O projeto, que reforça a integração e proporciona um momento de confraternização entre magistrados, servidores, colaboradores e público externo, levou muito samba e descontração a quem passava pelo local.

Celebrando a cultura e a alegria que marcam o Carnaval, Cláudio PC do Samba e seus convidados interpretaram sucessos de Martinho da Vila, Alcione, Agepê, Cartola, Demônios da Garoa, Bezerra da Silva, Xande de Pilares e Dudu Nobre, bem como canções autorais.

Além de Cláudio PC do Samba, participaram da apresentação Beto 7 Cordas (violão), Paixão do Pandeiro (pandeiro) e Rogério Pajé (cavaquinho).

O artista 

Natural da cidade de Olhos-d’Água, no Norte do Estado, Cláudio PC do Samba se mudou para Belo Horizonte aos 8 anos. Segundo ele, sua trajetória musical começou sob a influência das rodas de samba das quais participava e de grandes nomes do gênero. Além de cantor, atua como compositor, vocalista e percussionista.

“Desde pequeno, participava de rodas de samba, e foi assim que aprendi diversos instrumentos. Aos 19 anos, fiz minha primeira composição. De lá pra cá, não parei mais.”

Sobre a primeira participação no “Intervalo Cultural” do TJMG, o músico destacou a importância do convite:

“Estamos lisonjeados e agradecidos pelo convite, pois é mais um espaço no qual podemos mostrar nosso trabalho e valorizar a música popular brasileira. O TJMG está de parabéns por abrir esse espaço para músicos de Belo Horizonte e de Minas, independentemente do estilo. Nosso Estado é muito rico musicalmente. Salve o samba!”

Voltado à comunidade 

Not---Intervalo-Cultural-CLAUDIO-PC-DO-SAMBA-e-CONVIDADOS-8-.jpg
O presidente Corrêa Junior (dir.) acompanhando o show ao lado do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi (esq.), e do superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador Leite Praça (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

A apresentação contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; do superintendente de Tecnologia da Informação da Corte mineira, desembargador André Leite Praça; do coordenador da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira; e do desembargador da 8ª Câmara Cível Especializada Delvan Barcelos Júnior.

O presidente Corrêa Junior destacou a proposta do projeto:

“O Intervalo Cultural é uma verdadeira inserção do Tribunal na comunidade. Fazemos esse momento para alegrar o horário de almoço dos nossos servidores e servidoras, mas também para interagir com quem passa por aqui, e essa participação nos orgulha muito.”

O corregedor Estevão Lucchesi também falou sobre a iniciativa:

“É um projeto que tem sido muito exitoso, com grande apoio dos servidores e com a participação da comunidade, que traz bons artistas e enriquece os intervalos aqui no Tribunal de Justiça.”

Para o desembargador Leite Praça, é muito importante a integração proporcionada pelo Intervalo Cultural:

“O Tribunal precisa estar integrado com a comunidade que está ao nosso redor. É importante que esse espaço também sirva para que ela apresente sua arte.” 

Descontração

Presente entre o público, o assessor da 2ª Câmara Criminal do TJMG, Rodrigo Magno, disse que o projeto traz leveza ao dia a dia:

“É um momento de descontração, e fazer esse link com o Carnaval é muito interessante, porque a gente acaba aproveitando toda a energia dessa festa. Acho muito bacana.”

Not---Intervalo-Cultural-CLAUDIO-PC-DO-SAMBA-e-CONVIDADOS-7-.jpg
O aposentado Vicente Cristelli Filho contou que saiu de casa para buscar o almoço e acabou sendo atraído pela música do Intervalo Cultural (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

Vizinho do Tribunal, o aposentado Vicente Cristelli Filho, de 78 anos, contou que saiu de casa para buscar o almoço e acabou sendo atraído pela música:

“Música é muito boa para desestressar. Eu fui comprar algo para almoçar, e a música me chamou. Está no sangue. Eu toco percussão, e meu filho, que é advogado e psicólogo, dá aula de guitarra.”

Ele revelou também que trabalhou por 30 anos no prédio que hoje abriga o Tribunal, na época da empresa Telecomunicações de Minas Gerais (Telemig).

O projeto

Criado em 2017, o “Intervalo Cultural” é uma iniciativa do TJMG por meio da Dircom. Periodicamente, são realizadas apresentações de música, dança, peças teatrais e demais manifestações culturais.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem na área externa do Edifício-Sede (avenida Afonso Pena, nº 4001, bairro Serra, Belo Horizonte/MG) e também no hall do edifício.

Confira outras fotos da apresentação no Flickr oficial do TJMG.

Ouça a entrevista de Cláudio PC do Samba e convidados à Rádio TJ Minas:

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*