Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Integrantes do Coral Infantojuvenil do TJMG assistiram a concertos da Filarmônica de Minas Gerais

Setenta alunos da comunidade do Morro do Papagaio se encantaram com apresentações


- Atualizado em Número de Visualizações:

Setenta crianças que fazem parte do Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais visitaram, na terça e nesta quarta-feira (24/5), a Sala Minas Gerais, no Barro Preto, Região Central de Belo Horizonte, para assistir a apresentações da série “Concertos Didáticos - O Mundo Mágico da Orquestra”, realizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Professores e monitores acompanharam, nos dois dias, dois grupos de 35 alunos cada, da Escola Municipal Ulisses Guimarães (EMUG) e do Grupo de Apoio a Criança (GAC). As crianças têm entre 7 e 12 anos e vivem na comunidade do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte.

not---Orquestra-Filarmonica-1-.jpg
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresentou na Sala Minas Gerais para mais de mil e duzentas crianças nesta quarta-feira (24/5) (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A série “O Mundo Mágico da Orquestra” está sendo apresentada em cinco edições gratuitas, entre os dias 23 e 25 de maio, para um grupo total de sete mil crianças e adolescentes, entre estudantes do ensino fundamental e médio e integrantes de instituições sociais. O espetáculo traz uma breve explicação sobre a criação do espaço, a Sala Minas Gerais, e também mostra como funciona o trabalho de uma orquestra e quais os sons que cada instrumento faz, de forma bastante lúdica e didática, com uso de imagens projetadas em grandes telas. 

Cada concerto tem duração de uma hora, entremeado por músicas e interações divertidas para entreter as crianças. O repertório cuidadosamente escolhido inclui obras de Tchaikovsky, Edward Grieg, Alfred Newman e John Williams, como o tema da coruja Edwiges, da série de livros, filmes e jogos de Harry Potter. No repertório, há ainda temas famosos de filmes como “Pantera Cor de Rosa”, “Indiana Jones”, “A Bela Adormecida” e “Fantasia”, que encantaram os pequenos espectadores, recebidos pelos músicos com a fanfarra da 20th Century Fox, rapidamente reconhecida por todos.

Nesta quarta-feira (24/5), o regente associado da Orquestra Filarmônica, José Soares, conduziu não apenas os músicos, mas a plateia lotada com mais de mil e duzentas crianças. “Estamos formando um novo público ou até mesmo novos artistas e todos serão seres humanos munidos do poder da música. Minha carreira despertou na infância, pois tive o privilégio de crescer em uma família com músicos. Como pude usufruir deste universo, agora tenho a chance de compartilhar”, disse o regente.

not---Orquestra-Filarmonica-4-.jpg
As crianças do Coral do TJMG interagiram durante toda apresentação e curtiram muito a experiência (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Um dos músicos da orquestra, André Inácio Costa, que toca viola, lembra com alegria quando teve a primeira oportunidade de assistir a uma orquestra sinfônica, ao vivo. “É um momento muito importante que realmente marca a vida da gente e deixa uma semente na alma. Quando vi pela primeira vez, eu me senti inspirado e isso me levou para a música. Hoje, fico muito feliz em tocar para este público. Espero poder inspirar e despertar a curiosidade das crianças pela música sinfônica e pela orquestra”, afirmou.

Orquestra Jovem e Coral Infanto-Juvenil do TJMG 

A Orquestra e o Coral Infantojuvenil do TJMG integram um programa direcionado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e tem por objetivo ampliar as perspectivas dos jovens, oferecendo oportunidades de desenvolvimento intelectual e cultural. O programa foi criado em 2011 e já atendeu cerca de 4.000 crianças e adolescentes. Este ano, conta com 418 alunos matriculados e frequentes. 

As amigas Laura e Sofia, ambas de 10 anos, do Grupo de Apoio a Criança (GAC) e membros do Coral Infantojuvenil do TJMG, já tinham assistido a um concerto antes e sabiam que a experiência valia a pena. “Fiquei encantada com as músicas, principalmente as da Disney e meu instrumento preferido em uma orquestra é a harpa. Acho o som muito lindo”, disse Laura. “Fiquei muito emocionada. O meu instrumento preferido é o violoncelo, mas gosto mesmo é de cantar, porque acho que aprender a tocar os instrumentos é bem difícil e exige bastante”, complementou Sofia.

O superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, afirmou que a visita à Sala Minas Gerais para acompanhar o concerto é resultado de um convênio com a Filarmônica, para fazer apresentações para as crianças. "Nossas crianças do Morro do Papagaio participaram e conheceram os músicos e a orquestra e puderam sentir essa experiência de perto, para cada vez mais se integrarem e interagirem com o projeto”, disser. 

not---Orquestra-Filarmonica-3-.jpg
Muitos jovens do projeto do TJMG depois seguiram a carreira na música, como os membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Para ele, essas apresentações permitem que as crianças interajam com profissionais da música e se interessem cada vez mais pelo tema. “O nosso objetivo não é formar especificamente músicos e sim formar cidadãos, mas temos tido sim grandes músicos que estudam e dão continuidade à carreira. Inclusive, temos exemplos de estudantes universitários que descobriram sua vocação na música. Eles começaram conosco como alunos e, hoje, são monitores. A música realmente aflora o sentimento das pessoas, ativa sua sensibilidade. Essas crianças em situação de vulnerabilidade têm tal chance e adoram a experiência”, complementou.

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial