Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Inaugurado novo fórum na Comarca de Boa Esperança

Solenidade foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta quarta-feira (22/6), o novo Fórum Doutor Antônio Soares da Silveira, na Comarca de Boa Esperança, Sul de Minas Gerais, a 288km de Belo Horizonte. O ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha participou da solenidade.

not-11-Boa-Esperanca.gif
Solenidade de descerramento de placa marcou a inauguração de mais um fórum pela atual gestão do TJMG, desta vez, na Comarca de Boa Esperança (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A nova edificação está localizada no bairro Jardim Nova Esperança, possui dois andares interligados por um elevador, espaço para abrigar até três varas, amplas salas para magistrados, secretarias, arquivo, Ministério Público e OAB, e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O novo Fórum Doutor Antônio Soares Silveira também tem total acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais, sistema de ar-condicionado, sistema de segurança e amplo estacionamento para carros, motos e bicicletas. 

O presidente Gilson Lemes estava acompanhado do ministro João Otávio de Noronha; do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; dos desembargadores José Marcos Rodrigues Vieira, Marcos Lincoln dos Santos, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Rinaldo Kennedy, Ramon Tácio, Luiz Carlos Gambogi e Adriano Mesquita Carneiro; da juíza convocada como desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; e do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais eleito para o biênio 2022/2024, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. A comitiva foi recebida pelo diretor do foro de Boa Esperança, juiz Ricardo Acayaba Vieira.

Homenagens

Após a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Poder Judiciário, ao som do Hino Nacional, o presidente Gilson Lemes descerrou a fita inaugural da nova edificação. Em seguida, dirigiu-se ao salão do Tribunal do Júri, onde a cerimônia teve sequência. Ele e os desembargadores José Marcos Rodrigues Vieira e Marcos Lincoln dos Santos foram agraciados com o título de Cidadão Honorário de Boa Esperança

O presidente Gilson Lemes também recebeu a Comenda Legislativa Vereador Manoel Inácio de Miranda. Todas as homenagens foram concedidas pela Câmara Municipal de Boa Esperança e entregues pelo presidente do Legislativo, vereador Divino José da Costa.

A Comarca de Boa Esperança, por meio dos magistrados e servidores, também homenageou o presidente Gilson Lemes e o ministro João Otávio de Noronha com cestas de produtos típicos da região. O desembargador Amauri Pinto Ferreira, que já foi magistrado na comarca, também foi homenageado e, como não pôde comparecer, enviou uma carta agradecendo a honraria.

A juíza convocada como desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso foi homenageada pela provedora da Santa Casa de Misericórdia de Boa Esperança, a advogada Maria Celeste Guimarães.

Personalidades

O presidente Gilson Lemes lembrou que Boa Esperança, cidade onde atualmente vivem cerca de 40 mil habitantes, “é terra de um dos maiores pianistas de todos os tempos, Nelson Freire, falecido no ano passado; do educador e escritor Rubem Alves, um dos grandes cronistas de nosso tempo; e do político e advogado Geraldo Freire da Silva, que foi o primeiro promotor de justiça de Minas Gerais”.

not-6-Boa-Esperanca.gif
No discurso, presidente do TJMG lembrou grandes personalidades nascidas em Boa Esperança, como o pianista Nelson Freire e o educador e escritor Rubem Alves (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

 

A menos de dez dias de encerrar a atual gestão no TJMG, o presidente Gilson Lemes mencionou os fóruns inaugurados: nas comarcas de Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, São Romão, Nanuque, Abaeté, Além Paraíba, Diamantina, Martinho Campos, Campos Altos, São Gotardo, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Araçuaí, Machado, Serro, Espinosa, Francisco Sá, Paraopeba, Campanha e Monte Carmelo.

O presidente Gilson Lemes também falou do Programa Justiça Eficiente (Projef), lançado no início de sua gestão. “Podemos garantir que estamos trabalhando com afinco para cumprir cada ponto desse programa ambicioso, sempre com muito entusiasmo e comprometimento, e assim seguiremos. Os avanços foram muitos, nos mais diferentes campos”, ressaltou.

O presidente do TJMG também agradeceu a todos que contribuíram para que se concretizasse a obra, que trará inúmeros benefícios à comunidade da Comarca de Boa Esperança. Ele citou, especialmente, o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, superintendente de Obras do TJMG; o desembargador Amauri Pinto Ferreira; o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos; e toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, sob a responsabilidade do diretor Marcelo Junqueira.

“Levo ainda nossos sinceros agradecimentos ao diretor do foro da Comarca de Boa Esperança, juiz Ricardo Acayaba Vieira, pela imprescindível colaboração que o magistrado deu para o bom andamento dos trabalhos, e ao prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, pela doação deste terreno ao Estado”, completou.

not-10-Boa-Esperanca.gif
Ministro do STJ João Otávio de Noronha disse que o novo fórum trará mais conforto e segurança para magistrados, servidores e para o jurisdicionado (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, nascido na vizinha cidade de Três Corações, afirmou que o novo fórum trará mais conforto e segurança para magistrados e servidores, além de uma melhor prestação jurisdicional para a população da comarca. “Estou muito feliz por participar deste evento, na região onde nasci e exerci a advocacia durante muitos anos. O novo fórum significa um grande avanço”, destacou o ministro.

Nova realidade

O diretor do foro de Boa Esperança, juiz Ricardo Acayaba, disse que o antigo prédio do fórum foi construído na década de 1980. “Estamos muito felizes com esta importante iniciativa da Presidência do TJMG em voltar seu olhar para a nossa comarca. Agradeço o presidente Gilson Lemes pela grande gestão à frente do TJMG”, afirmou o magistrado.

not-Boa-Esperanca.gif
Instalações contam com total acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais, sistema de ar-condicionado, sistema de segurança e amplo estacionamento (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Atualmente, a Comarca de Boa Esperança possui duas varas e um acervo processual com aproximadamente 10 mil feitos ativos. Fazem parte da comarca, instalada em 1922, os municípios de Boa Esperança, Coqueiral, Ilicínea e o distrito de Frei Eustáquio.

Presenças

Também participaram da solenidade o prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais Guilherme Sadi; o juiz titular da 1ª Vara de Boa Esperança, Fabiano Perlato; os deputados Professor Claiton e Diego Andrade; além de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Boa Esperança, da Defensoria Pública, das Polícias Civil e Militar e magistrados da região.

Veja neste link mais imagens da solenidade.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial