A equipe do Projeto de Atendimento Desburocratizado, Humanizado e Simplificado (PAS/BH) do Fórum Lafayette, na Comarca de Belo Horizonte, deu início, no dia 10/10, a distribuição de brinquedos arrecadados durante campanha especial de doação em homenagem à Semana da Criança. A iniciativa tem como foco o acolhimento e a humanização do ambiente forense para o público infantil.
A campanha surgiu de uma mobilização rápida e bem-sucedida entre servidores e colaboradores, conforme explicou a coordenadora do PAS/BH, Cynthia Macedo. Ela ressaltou que a ideia foi impulsionada pelo compromisso da equipe com o atendimento humanizado.
“Muitas crianças passam pelo Fórum acompanhando suas famílias, e queríamos que elas se sentissem acolhidas também. Foi uma ação simples, mas cheia de significado. Vimos a oportunidade de estender o carinho do nosso Cantinho das Crianças para além do espaço físico.”
Mobilização
O PAS/BH já mantém na Secretaria de Atendimento Humanizado, localizada no andar térreo da Unidade da Rua Mato Grosso, um espaço de acolhimento com brinquedos para as crianças que aguardam o atendimento de seus parentes nos setores do Fórum. A campanha interna de arrecadação, recém-lançada, é voltada a brinquedos novos para serem distribuídos na Semana da Criança.
Segundo a coordenadora Cynthia Macedo, a adesão à campanha de doação, lançada no dia 9/10, foi um sucesso imediato e recebeu doações suficientes no mesmo dia, possibilitando o início da distribuição já no dia 10/10.
Acolhimento
A distribuição dos brinquedos ocorrerá durante toda a Semana da Criança e será mantida enquanto houver itens da campanha. Ao entrarem no Fórum Lafayette pelas portarias da Avenida Augusto de Lima ou da Rua Mato Grosso, as crianças são convidadas pela equipe do PAS/BH e a escolher um brinquedo novo, exposto em mesas próximas às entradas.
A iniciativa tem apoio da Direção do Foro da Comarca de Belo Horizonte e está alinhada à campanha de arrecadação de brinquedos do Núcleo de Voluntariado (NV) do TJMG.
O Projeto de Atendimento Desburocratizado, Humanizado e Simplificado da Comarca de Belo Horizonte está regulamentado na Portaria nº 8.045/2024, da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. Uma de suas principais ações é o projeto “Posso Ajudar”, que tem o objetivo de amparar, acolher e orientar a população que procura os serviços do Judiciário nos prédios da Capital.
O “Posso Ajudar” está implantado nos prédios do Fórum Lafayette, do Fórum Cível e Fazendário, do Fórum Digital de Venda Nova, do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (CIA) e da Central de Audiências de Custódia (Ceac).
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial


