Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Fórum Lafayette amplia virtualização de processos

Nova parceria vai contribuir para reduzir o tempo de digitalização dos autos


- Atualizado em Número de Visualizações:
not--visita-a-virtualizacao-no-forum-lafayette--22.04.2021.jpg
Integrantes do grupo de trabalho interinstitucional do Virtualizar participaram da visita técnica junto com o presidente e o corregedor-geral do TJMG ( Foto: Mirna de Moura/TJMG )

Cinco representantes de empresas de tecnologia estiveram nesta quinta-feira (22/4) no Fórum Lafayette em Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer os detalhes técnicos do projeto Virtualizar e atuar na fase de digitalização da virtualização dos processos físicos, iniciada em agosto de 2020, conforme a Portaria da Presidência 4.924/2020.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, acompanhou a visita técnica ao Fórum Lafayette. A modernização do Judiciário mineiro, com a tramitação de 100% dos processos por meio eletrônico, é uma das principais metas de sua gestão. Cerca de 500 mil já foram virtualizados.

O presidente Gilson Lemes disse que as parcerias com diversas entidades públicas e privadas, como a Vale S.A., contribuem para acelerar o processo de virtualização na capital. A expectativa é que, em breve, o projeto Virtualizar comece a receber também os processos criminais.

Ele destacou a importância da responsabilidade social assumida por parceiros como a OAB, o Ministério Público, a Advocacia-Geral do Estado, empresas privadas e ainda os próprios advogados, ao contribuírem voluntariamente para o projeto Virtualizar, beneficiando toda a população. “É uma parceria grande e, ao final da gestão, se Deus quiser, iremos entregar um Tribunal todo eletrônico.”

O corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, disse que as empresas parceiras atuam na digitalização, acelerando essa fase, de acordo com as normas e técnicas do TJMG. Ele ressaltou que a atuação dos parceiros pode contribuir para antecipar a meta de virtualização total dos processos na capital já para o segundo semestre deste ano.

not3--visita-a-virtualizacao-no-forum-lafayette--22.04.2021.jpg
Empresas vão atuar na fase de digitalização dos processos físicos, segundo critérios do TJMG (Foto: Mirna de Moura )

Também estiveram presentes à visita técnica o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o desembargador Antônio Armando dos Anjos, o  juiz Delvan Barcelos Júnior; a juíza Rosimere das Graças do Couto; o juiz auxiliar da Corregedoria Eduardo Gomes dos Reis e o secretário especial da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle, além de técnicos da Corregedoria e Dirfor, e um representante da Vale S.A.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial