Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Fórum de Janaúba terá ampliação e ganhará anexo

Presidente do TJMG faz anúncio para comunidade na Câmara Municipal


- Atualizado em Número de Visualizações:
Foto mostra reunião de pessoas, duas na frente com foto na mão
Presidente Nelson Missias de Morais e a juíza diretora do foro da comarca, Roberta Sousa Alcântara, mostram projeto do novo fórum de Janaúba

O Fórum Bias Fortes, em Janaúba, no Norte de Minas, está sendo ampliado para garantir melhores condições de trabalho para servidores e magistrados, bem como instalações adequadas para receber o cidadão que busca o Judiciário. A previsão é que as obras sejam finalizadas e entregues até junho de 2020.

O prédio passará a ter um anexo, com três pavimentos, que vai reunir no mesmo espaço físico as duas varas judiciais e a unidade do Juizado Especial da comarca. Hoje, as unidades judiciais funcionam em locais distintos. A iniciativa possibilita melhor atendimento à população, servidores e magistrados.

O anúncio para a comunidade local foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e pela juíza diretora do foro da comarca, Roberta Sousa Alcântara. Ambos disseram que o Poder Judiciário terá melhores condições de prestar um serviço de qualidade e célere à sociedade janaubense.

O evento reuniu na Câmara Municipal autoridades de diferentes poderes, entre elas, os deputados estaduais, Arlen Santiago e Gil Pereira, que compuseram a mesa de honra do evento.Também esteve presente o deputado federal Virgílio Guimarães.

A construção do novo anexo, no fórum de Janaúba, integrará o Plano de Aceleração de Obras do Tribunal mineiro, que ganhou impulso na gestão do presidente Nelson Missias de Morais.

O desembargador tem destacado a importância de proporcionar condições de trabalho adequadas para juízes, suas equipes e profissionais do direito, para que possam atuar da melhor forma possível, “contribuindo assim para que o cidadão receba um serviço de qualidade”.

Entusiasmo

Antes do início da solenidade oficial, o presidente Nelson Missias de Moriais visitou as intalações do atual fórum e o local onde está sendo construído o anexo. Em ambiente descontraído, o magistrado se encontrou com os juizes da comarca para uma troca de experiências, regado a um gostoso café da tarde. O fórum está localizado na Avenida Marechal Deodoro, 140, centro de Janaúba.  

O presidente Nelson Missias de Morais estava acompanhado do corregedor geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, os desembargadores Pedro Aleixo Neto, Alberto Diniz Junior, Alberto Henrique e o superintendente de Obras, desembargador Amauri Pinto Ferreira, que prestigiaram a iniciativa.                                                                                

A juíza Roberta Souza Alcântara, na oportunidade, reafirmou também seu entusiasmo com a ampliação do fórum da comarca. “As instalações aqui, no momento, são muito precárias. A reforma e ampliação do prédio é um desejo antigo da comarca, medida que proporcionará melhores condições de trabalho a juízes e servidores, com impactos positivos no atendimento à sociedade”, observou.

Vários homens um ao lado do outro
Evento foi prestigiado por magistrados e autoridades da região

O juiz auxiliar da presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos, foi quem detalhou a obra. Além de três pavimentos, o edifício que abriga o fórum Bias Fortes, em Janaúba, terá 31 vagas para estacionamento, sendo seis para motos, central automatizada em todos os ambientes, bicicletário e elevador. Novidades, se comparadas ao atual prédio.

Desempenho

A Comarca de Janaúba, de segunda entrância, possui a 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, sendo titular o juiz Ériton José Sant'Ana Magalhães; a 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, tendo à frente a juíza Gicélia Milene Santos, e a unidade dos Juizados Especiais, sob a orientação da juíza Roberta Sousa Alcântara Dayrell.

De janeiro a julho deste ano, foram distribuídas 1.304 novas ações. No período, foram julgados 1.033 feitos, proferidas 1.187 sentenças e realizadas 484 audiências, segundo o Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo).

Os municípios de Nova Porteirinha e Verdelândia e os distritos de Barreiro da Raiz, Quem-Quem e Vila Nova dos Poções integram a comarca de Janaúba.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial