Na última terça-feira, dia 23, o prédio de cinco andares do Fórum Desembargador Drumond em Itabira, recebeu pela primeira vez um simulado de evacuação de emergência. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu a simulação em parceria com o Centro de Segurança Institucional (Cesi) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) como parte do curso de formação de brigadistas realizado na comarca.
O simulado de abandono do prédio foi coordenado pelos 17 brigadistas formados na comarca e supervisionado pelo chefe da Seção de Prevenção e Riscos do gabinete militar do Tribunal capitão Marcos Vinícios de Assis e pelo segundo sargento Fernando Eustáquio dos Santos, em parceria com o Pelotão de Itabira do Corpo de Bombeiros.
Além disso, o evento contou com a simulação de resgate de uma vítima por meio de rapel na fachada do prédio e simulação de combate a incêndio no saguão da edificação. Durante o procedimento de abandono, três réus que estavam presos foram escoltados pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) até as respectivas viaturas simulando a retirada de pessoas para outra localidade em caso de incêndio no prédio.
Antes do simulado, houve uma reunião com os brigadistas, quando foram distribuídos coletes com a identificação da brigada e kit descartável de emergência com máscara de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Além dos brigadistas, as equipes da segurança e da administração do foro receberam o plano de abandono, com as funções a serem desempenhadas por cada um, bem como a padronização da ordem de saída e a rota de fuga segura e sinalizada.
Segundo o capitão do CBMMG, Marcos Vinícios de Assis, “o evento foi importante para treinar toda a população do prédio em situação de emergência para que se familiarizem e saibam como agir”. Ele ainda destacou que o simulado tem o objetivo de testar a capacidade de mobilização, organização e coordenação dos brigadistas formados, além de avaliar o sistema de alarme da edificação.
A simulação aconteceu em menos de vinte minutos. Ao todo, 250 pessoas participaram do simulado, entre funcionários e o público externo que circulava pelo prédio. O evento contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Transita, órgão municipal de trânsito e do Suap.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial