Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

FestLabs Região Sudeste é iniciado em Belo Horizonte

Evento é realizado pelo TJMG, pelo TRF6, pelo TRT-MG, pelo TRE-MG e pelo TJMMG


- Atualizado em Número de Visualizações:

"Horizontes colaborativos: inovação para o futuro" é o tema do FestLabs Região Sudeste, evento destinado ao ecossistema de inovação do Poder Judiciário que se iniciou nesta quinta-feira (21/8), em Belo Horizonte. Com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa é uma realização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Com magistrados, servidores e colaboradores de cortes da região Sudeste, que atuam na transformação e modernização da Justiça, o FestLabs, segue até esta sexta-feira (22/8), visando o fortalecimento da cultura de inovação no Judiciário, com foco nas particularidades e desafios específicos da região.

A programação é voltada ao intercâmbio de boas práticas, à criação de soluções inovadoras e ao fomento de redes colaborativas entre os laboratórios de inovação dos tribunais.

Not-Fest-Labs-2-.jpg
Evento é uma realização dos cinco tribunais mineiros (Crédito : Riva Moreira/TJMG)

Na abertura do evento, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, disse ser uma honra para a Corte mineira, assim como para os demais tribunais, receber o evento em Minas Gerais.

"Honra se traduz também numa esperança de que este encontro certamente fortifique e traga ideias que melhorem o funcionamento do Poder Judiciário e, em especial, daqueles e daquelas que o procuram, que são os destinatários e as destinatárias dos nossos serviços."

Segundo ele, é preciso que "haja uma ação colaborativa entre todos os órgãos dos diversos tribunais que lidam com a inovação".

"A inovação deve estar de mãos dadas com a cooperação, e essa inovação com cooperação certamente trará benefícios a todo o Poder Judiciário e a todo cidadão e cidadã do Brasil", afirmou o presidente Corrêa Junior.

O juiz auxiliar da Presidência do TJMG e supervisor da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Paulo José Rezende Borges, que esteve presente com a equipe do UAILab, disse que o evento é importante por proporcionar a aproximação e a troca de experiências entre tribunais.

"Acho que é muito importante, em especial pela troca de projetos e ideias. A expectativa é que tenhamos um evento proveitoso, com boas oficinas, ideias e protótipos sendo concebidos aqui dentro."

Not-Fest-Labs-3-.jpg
Equipe da UAILab esteve presente no evento (Crédito : Riva Moreira/TJMG)

Programação

O FestLabs foi aberto com palestra da conselheira do CNJ e juíza federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Daniela Pereira Madeira, que tratou da "Inovação Judicial e o uso de Inteligência Artificial (IA)".

Ela abordou a inovação no Poder Judiciário, citando princípios e desafios, como a segurança e privacidade; a adaptação tecnológica; a regulação e conformidade; a cultura da inovação; a limitação de recursos; e os desafios da capacitação.

"Dentro do Judiciário, consideramos todas as formas de inovação." Conforme a palestrante, existem efeitos positivos dessa modernização, como nas áreas da saúde, da educação e da pesquisa científica, e negativos, como a desinformação, o vício e dependência digital.

"Acho que a grande pergunta que temos que fazer quando falamos de inovação é 'como usar a IA e a inovação para melhorar a vida humana na Terra para as futuras gerações?'".

Acesse aqui a programação completa do evento.

FestLabs

Além das edições regionais, o CNJ, por meio da Resolução nº 395/2021, instituiu o Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, o FestLabs Nacional, realizado anualmente com a presença de magistrados, servidores e colaboradores que atuam em laboratórios de inovação nos tribunais brasileiros.

Em 2025, o FestLabs Nacional será realizado entre os dias 3 e 5/9, na sede da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), com o compromisso de expandir a troca de boas práticas e a criação de soluções transformadoras para a Justiça.

Dispositivo de honra

Compuseram o dispositivo de honra na abertura do evento, além do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, a conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira; o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira; a presidente do TRT-MG, desembargadora federal Denise Alves Horta; o presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens; o presidente do TJMMG, desembargador Jadir Silva; a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; a diretora-geral de Inovação e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Gláucia Campolina; o presidente da Associação dos Servidores do TRT-MG (Asttter), Cassius Vinicius Bahia de Magalhães Drummond; e o presidente da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg), Mário de Paula Franco Júnior.

Veja outras imagens do evento no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial