O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta terça-feira (27/5), mais uma sessão especial do Projeto "Cineclube TJ", com a exibição da animação “Peter Pan” (1953). A projeção aconteceu no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, na Rua Goiás, no Centro de Belo Horizonte.
A sessão foi uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, por meio do Projeto "Expresso da Infância", que visa garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a espaços culturais, esportivos e recreativos, promovendo sua inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e a ampliação de repertórios artísticos e educacionais.

Estiveram presentes na exibição 30 crianças provenientes de quatro instituições de acolhimento da Capital mineira: "Casa Esperança XI"; "Casa Esperança VIII"; "Lar Irmã Veneranda"; e "Lar Esperança Francisca de Paula".
A superintendente da Coinj, desembargadora Alice Birchal, reforçou que o acesso à arte durante a infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social das crianças.
"Não é só uma questão de garantir o Direito Constitucional de lazer à infância, mas também uma maneira de promover a sociabilidade. É importante que elas saiam dos lugares onde vivem, conheçam espaços diferentes, tenham outras perspectivas e percebam que o mundo vai além daquele universo que conhecem. É abrir horizontes por meio da arte, sempre de forma lúdica", afirmou.
Ela ressaltou que eventos como o "Expresso da Infância" são essenciais para o crescimento delas, para desenvolvimento da articulação, do vocabulário e da atenção. "Também aprendem que as coisas têm horário, que há um comportamento diferente para estar no cinema. Tudo isso contribui para o crescimento saudável da criança", concluiu.

Filme
No clássico da Walt Disney, acompanhamos a história de Wendy Darling e seus irmãos, que são conduzidos por Peter Pan até a Terra do Nunca – um lugar mágico onde crianças jamais envelhecem. Nesse universo fantástico, eles conhecem a fada Tinker Bell, os Meninos Perdidos e enfrentam perigos como o astuto Capitão Gancho.
Com uma narrativa que mescla aventura e imaginação, o filme propõe uma reflexão delicada sobre o desejo de permanecer na infância e o inevitável amadurecimento.
Expresso da Infância
O Projeto "Expresso da Infância", anteriormente nomeado "Expresso Coinj", foi instituído em 2011. Ele tem por objetivo assegurar o acesso de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional a atividades culturais, esportivas e de lazer, em conformidade com os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990).
O "Expresso da Infância" já atendeu a mais de quatro mil crianças e adolescentes acolhidos na Capital e na Região Metropolitana, sendo reconhecido como um instrumento de valorização, integração social e reconstrução de vínculos com a comunidade.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial