Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Expresso Coinj realiza sessão especial do Cineclube TJ no Dia Mundial da Infância

Cerca de 25 crianças assistiram ao filme "A Era do Gelo" (2002)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--6-Cine-Clube-TJMG-Expresso-COINJ-A-Era-do-Gelo.jpg
O filme "A Era do Gelo" foi escolhido para ser exibido na sessão especial do Cineclube TJ no Dia Mundial da Infância (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Uma família construída de forma inesperada e que enfrenta diversos desafios para ajudar um bebê humano a reencontrar seus pais durante a Era Glacial. Esse é o mote da animação "A Era do Gelo" (2002), dirigida por Chris Wedge e Carlos Saldanha, que foi escolhida para ser exibida, nesta sexta-feira (21/3), no retorno do Projeto Cineclube TJ, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A primeira sessão de 2025 foi uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Projeto Expresso Coinj. Participaram 25 crianças em medidas protetivas provenientes de quatro instituições de acolhimento na Capital mineira: Casa Esperança IX, Casa Copacabana, Lar Irmã Veneranda e Casa dos Irmãos.

O Projeto foi instituído em 2011 e atende a jovens de instituições da Capital, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e de algumas cidades do interior. Além de possibilitar acesso a informação, cultura e lazer, o Expresso Coinj amplia o sentido comunitário e favorece a ressignificação de representações sociais de crianças e adolescentes excluídos da cena cultural, favorecendo seu desenvolvimento e despertando neles o desejo de emancipação e superação dos obstáculos enfrentados.

A data de 21 de março foi escolhida pela Coinj para a sessão especial do Cineclube TJ por ser o Dia Mundial da Infância. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) instituiu essa data para promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças em todos os âmbitos.

Not-1---Cine-ClubeTJMG-A-Era-do-Gelo-Expresso-COINJ.jpg
Participaram da sessão crianças acolhidas pelas instituições Casa Esperança IX, Casa Copacabana, Lar Irmã Veneranda e Casa dos Irmãos (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Jornada inesperada

No filme "A Era do Gelo", um mamute, uma preguiça e um tigre-dente-de-sabre embarcam em uma jornada inesperada para devolver um bebê humano à sua família. Enquanto atravessam um mundo hostil e congelante, o trio precisa superar desafios naturais e ameaças de predadores. Eles vão descobrindo, ao longo do caminho, o verdadeiro significado da amizade e da lealdade.

Quem estava na plateia, e disse ter gostado de participar do evento foi AB, de 10 anos: "Eu quero poder vir mais vezes. Não conhecia essa história e achei muito legal". Para SN, de 9 anos, sua parte preferida foi o começo da animação: "Eu acho muito criativo e divertido e fiquei bem feliz em poder vir nessa sessão de cinema."

Para o ex-presidente e superintendente de Projetos Artísticos e Culturais do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi uma grande alegria retomar o Cineclube TJ, em especial por ser no Dia Mundial da Infância.

"Estou muito satisfeito com o reinício das apresentações do Cineclube TJ, e especialmente feliz porque essa primeira sessão foi uma animação para crianças de instituições de acolhimento. Essa foi uma iniciativa muito bem concebida pela Coinj, por meio da desembargadora Alice Birchal. Sou um incentivador do Cineclube e me alegra muito o seu retorno. Vamos realizar outras sessões em breve", disse.

Not-2---Cine-ClubeTJMG-A-Era-do-Gelo-Expresso-COINJ.jpg
O juiz José Honório fez a abertura da sessão e, após a exibição do filme, conversou com as crianças sobres temas que apareceram na animação, como diversidade e união (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

A sessão de exibição do filme "A Era do Gelo" foi comentada pelo juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente (Vecca 2) da Comarca de Belo Horizonte e coordenador executivo da Coinj, José Honório de Rezende.

"O que mais me impacta e chama a atenção é o estímulo. Essa ação é uma forma pedagógica para despertar nas crianças várias possibilidades sobre desenvolvimento e sobre a nossa própria existência. Esse filme é muito interessante porque permite trabalhar com diversas situações da vida relacionadas à diversidade, à união e ao imprevisto. A ideia foi trazer uma reflexão para eles, que por mais difíceis que as situações possam ser, ainda podemos estar no controle e dar uma direção positiva, efetiva e transformadora", afirmou.

Após o término da animação, o magistrado fez perguntas às crianças sobre o que viram e entenderam do filme e levantou algumas importantes reflexões.

Próxima sessão

Em agosto de 2024, o Projeto Cineclube TJ foi paralisado para reforma no sistema de ar condicionado do auditório da Corregedoria-Geral de Justiça.

A próxima sessão já está marcada para o dia 27/3 (quinta-feira), a partir das 19h. O filme escolhido é "Orgulho e Preconceito" (2005), dirigido por Joe Wright e baseado no romance da escritora britânica Jane Austen. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial