O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, superintendente Jurídico Institucional, participou, nesta terça-feira (30/8), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, da solenidade de posse do ministro Luis Felipe Salomão como corregedor nacional de Justiça para o biênio 2022-2024. Ele é o décimo corregedor nacional desde a criação do CNJ, em 2004.

O ministro substitui a ministra Maria Thereza de Assis Moura no comando da Corregedoria Nacional de Justiça. Ela assumiu no último dia 25 a Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Estiveram presentes na solenidade de posse do novo corregedor os chefes dos três Poderes da República: o presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Fux.

Também estiveram no evento o presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do STF Alexandre de Moraes; e os ministros do STF Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Nunes Marques e também o advogado-geral da União Bruno Bianco Leal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e outras autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário.

O desembargador Gilson Lemes disse que “foi uma honra estar presente na solenidade de posse do novo corregedor nacional de Justiça em cerimônia tão prestigiada com tantas autoridades presentes”. Ele parabenizou o ministro Luis Felipe Salomão ressaltando sua “competência que o tornou exemplo de atuação como jurista”.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, também ressaltou as qualidades do novo corregedor nacional de Justiça. “ Hoje ressalto que o CNJ celebra, com muita honra e satisfação, a chegada do ministro Luis Felipe Salomão, eminente jurista que, com sua reconhecida competência irá engrandecer este colegiado”.

Ele enfatizou ainda a convivência com o ministro Luis Felipe. “ Eu e o ministro Luis Felipe somos oriundos do mesmo tribunal (STJ), convivemos juntos durante muitos anos, de sorte que quem está falando não é só um amigo do ministro Luis Felipe Salomão, mas sim um familiar”.
O presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que não pôde estar presente à solenidade, também parabenizou o novo corregedor. “Desejo muito sucesso ao ministro Luis Felipe Salomão que já tem uma trajetória muita exitosa e que, agora, assume mais uma função de extrema importância no Poder Judiciário”.
Ele já havia parabenizado o ministro Luis Salomão, durante o 3º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado de 24/8 a 26/8, em Goiânia (GO).
Assista ao vídeo:
Trajetória
Luis Felipe Salomão foi promotor, juiz, e em 2004 tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Em 2008 tomou posse como ministro do STJ onde integra a Corte Especial, a Segunda Seção e a Quarta Turma.
É professor emérito da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura; doutor honoris causa em ciências sociais e humanas pela Universidade Cândido Mendes; professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia (RJ); autor de artigos e livros jurídicos, e palestrante no Brasil e no exterior.
É também coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da Fundação Getúlio Vargas; diretor do Centro de Pesquisas Judiciais da AMB e presidente do Conselho Editorial da Revista Justiça & Cidadania.
Em junho deste ano foi aprovado no Senado Federal para exercer o cargo de corregedor nacional de Justiça, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no biênio 2022-2024.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial