
O auditório da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais recebeu, em 24/9, ação formativa sobre saúde mental no Judiciário ministrada por integrantes da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
Na ocasião, foi apresentado ao público, formado de magistrados, servidores, gestores e colaboradores o programa de bem-estar BemJud, desenvolvido em Rondônia. A iniciativa proporcionou o compartilhamento de práticas de cuidado psicológico e a discussão de estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento da saúde psíquica no trabalho.
O BemJud compõe-se de ações de prevenção, escuta ativa, formação e atendimento, com o propósito de transformar a cultura organizacional e promover um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável. Entre os recursos adotados estão oficinas participativas, questionários, relatórios periódicos e um portal de apoio com conteúdos educativos.
Segundo o desembargador Maurício Pinto Ferreira, superintendente adjunto da Ejef, a saúde do público interno é uma preocupação permanente da instituição, e o contato com propostas bem-sucedidas inaugura uma nova etapa nos cuidados com a saúde mental e psíquica no âmbito do Judiciário mineiro.
“A Ejef se alegra com a expressiva participação dos senhores e com o compartilhamento do programa BemJud, que tem contribuído para a recuperação da saúde mental das equipes. Damos agora os primeiros passos rumo a um programa institucional voltado ao cuidado da vida, pois a saúde mental de todos é absolutamente essencial para o cumprimento de nossa missão. Com melhores condições de qualidade de vida e saúde mental, poderemos oferecer um serviço de maior qualidade à população”, afirmou.
Ferramenta auxiliar
O vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, detalhou os aspectos técnicos da proposta, que se configura como uma ferramenta para a gestão de pessoas e disponibiliza conteúdos educacionais voltados à promoção da saúde psicossocial.
“O projeto BemJud, resultado da parceria entre o TJRO e o TJMG, tem como objetivo fomentar a gestão do bem-estar psicossocial no Judiciário. A plataforma coleta dados sobre o nível de bem-estar de magistrados e servidores, identificando causas de adoecimento e ações eficazes nessa área”, explicou.

O magistrado ressaltou que, como parte do programa, especialistas em saúde elaboram relatórios periódicos com análise de causas e efeitos e recomendações para a alta administração, “que utiliza essas informações para ajustar estratégias e implementar novas ações no ciclo seguinte, fortalecendo o bem-estar institucional”.
A coordenadora do Programa BemJud, juíza Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes, destacou o reconhecimento alcançado pelo projeto.
“Desde sua institucionalização, o Programa BemJud conquistou maior credibilidade junto a magistrados e servidores. Eles se sentem mais seguros para se abrir e compartilhar experiências, uma vez que um projeto institucionalizado transmite confiança”, relatou.
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra do evento: o desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando o desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, representando o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, 3º vice-presidente do TJMG; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Soraya Hassan Baz Láuar, representando o corregedor-geral, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o vice-diretor da Emeron, Johnny Gustavo Clemes; a juíza Cláudia Fernandes, do TJRO; a psicóloga e chefe da Seção Biopsicossocial da Divisão de Saúde do TJRO, Iuna Pereira Sapia; a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Maria da Glória Araújo, representando o presidente da corte eleitoral, desembargador Júlio César Lorens; e a juíza Daniela de Freitas Marques, do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), representando o presidente da Escola Superior de Magistratura Jane Silva (EMAJS), desembargador Henrique Abi-Ackel Torres.
Leia a matéria da Ejef.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial