Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Encontro de magistrados da RMBH promove troca de conhecimento

Iniciativa reuniu 52 magistrados para palestras e oficinas relativas às rotinas de trabalho


- Atualizado em Número de Visualizações:

O III Encontro de Magistrados dos Núcleos Regionais da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef) de Belo Horizonte e Região Metropolitana se encerrou, na tarde desta terça-feira (14/6), com a realização de três oficinas de trabalho. O encontro, que já foi realizado também em Pouso Alegre e Uberlândia, reuniu 52 magistrados.

not-2--EJEF-Encontro-de-Juizes.jpg
Encontro incluiu três oficinas sobre temas relativos à prática de trabalho dos magistrados (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A sessão de abertura do encontro, na noite de segunda-feira (13/6), na sede da Ejef, foi presidida pelo 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pìnto, e contou com a presença do vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite, e da juíza Flávia Birchal, coordenadora dos Juizados Especiais de Belo Horizonte.

O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Murilo Sílvio de Abreu, afirmou que o objetivo dos encontros é congregar os magistrados e promover a difusão do conhecimento. “Em razão disso, buscamos sempre promover encontros que tratem dos temas relativos ao dia a dia dos magistrados”, disse.

Os trabalhos, nesta terça-feira (14/6), foram abertos com a palestra do juiz Haroldo Dutra Dias, da 3ª Vara Empresarial, de Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Contagem, que discorreu sobre equilíbrio emocional e retorno ao trabalho presencial.

Em seguida, o tema "Compliance Relativa à Unidade Jurisdicional" foi apresentado pelo advogado militante dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), Tiago Cardoso Pena. O perito da Polícia Civil de Minas João Bosco Silviano Júnior abordou o tema “Cadeia de Custódia”.

À tarde, os trabalhos foram retomados com três oficinas com diferentes temas, oferendo atividades práticas: “Cadeia de custódia na prática jurisdicional”, “Manejo de precedentes no exercício da prática jurisdicional” e “Gestão de processos judiciais e de processos de trabalho com foco na emissão e análise de relatórios na prevenção e combate à litigância predatória”.

Durante o encontro, foram apresentados temas concretos para solução dos problemas pelos magistrados, que se reuniram em grupos. Sob a coordenação de um juiz, o trabalho consistia na busca de soluções conjuntas.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial