
O Fórum Desembargador Alonso Starling, na Comarca de Manhuaçu, na Zona da Mata, recebeu, nesta quarta-feira (17/9), mais uma edição do Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O evento reuniu magistrados, servidores, assessores e colaboradores das comarcas da região para debater os temas "IA – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário" e "A atuação do Juiz Criminal, o Juiz das Garantias, e Plantão HCMU".
O Núcleo Regional da Ejef de Manhuaçu inclui as Comarcas de Abre Campo, Carangola, Divino, Espera Feliz, Ipanema, Jequeri, Lajinha, Manhuaçu, Manhumirim, Mutum, Ponte Nova, Raul Soares e Rio Casca.
A mesa de honra da abertura do encontro foi composta pelo superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra; pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva, representando o diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu e coordenador Regional da Ejef em Manhuaçu, Matheus Pinter Cardoso; pela juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ribeirão das Neves, Gisa Carina Gadelha Sabino; e pela juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres.
O desembargador Maurício Pinto Ferreira destacou que um dos principais objetivos da Ejef é se aproximar cada vez mais dos polos regionais e realizar cursos e treinamento para capacitar juízes e servidores, para não precisarem se deslocar à Capital mineira.
"O nosso objetivo primordial é realmente nos interiorizar. Estar mais próximos de nosso público-alvo nas cidades de Minas, conhecer de perto os magistrados e servidores e capacitá-los, para que possamos ter uma boa prestação jurisdicional em todas as comarcas."

Palestras
A juíza Luciana Torres foi responsável pela palestra sobre a aplicação da IA no Poder Judiciário. Ela apresentou informações que possibilitavam aos participantes saírem do Encontro aptos a usarem recursos de Inteligência Artificial disponíveis no TJMG.
"Quis estimular as pessoas a usarem a IA com ética e cautela. Expliquei o que é um prompt e mostrei formas de fazer bom uso. Não podemos delegar a decisão para a Inteligência Artificial, mas ela é uma ferramenta de auxílio para termos mais eficiência em nosso trabalho."
A apresentação da juíza Gisa Carina Gadelha Sabino focou na atuação do juiz criminal e do Plantão HCMU, ressaltando também o papel do juiz das garantias, implantado pelo TJMG em agosto de 2025, por meio da Resolução nº 1.108/2025.

"Apesar de a lei ser de 2019, é agora que o juiz das garantias está sendo posto em prática pelos tribunais e gerando a necessidade de uma reflexão para a modificação da postura institucional para a adoção desse instituto. Me dediquei aqui a explicar quais são as origens desse instituto, o porquê da adoção, qual a importância e como se dá a atuação do juiz das garantias no processo."
Anfitrião do evento, o juiz Walteir José da Silva agradeceu pela excelência e qualidade dos temas tratados no encontro: "Estamos sempre buscando evoluir nossos conhecimentos em relação à Inteligência Artificial e ao juiz das garantias. As palestras nos ajudaram a conhecer mais metodologias e informações e foram importantes para todos que queremos aprender cada vez mais."

Nos dias 18 e 19/9, a Ejef vai realizar também Encontros dos Núcleos Regionais de Muriaé e de Juiz de Fora, respectivamente.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial