
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu, nesta sexta-feira (29/8), o encontro do Núcleo Regional da Ejef de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A atividade, realizada no Fórum da Comarca de Betim, reuniu magistrados, servidores, assessores, gestores, colaboradores e estagiários de comarcas pertencentes ao Núcleo. Ao tratar de temas como "Judicialização da Saúde" e "Inteligência Artificial (IA) – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário", o objetivo do encontro foi capacitar os participantes no reconhecimento dos fundamentos e das implicações dos assuntos.
Durante a abertura do evento, o superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial, desembargador Saulo Versiani Penna, ressaltou que o encontro visa aproximar cada vez mais a Instituição de magistrados e servidores do interior do Estado.
"Para capacitá-los cada vez mais e também manter um contato direto, mais franco com a Ejef. Esse é o nosso objetivo."
O juiz diretor do Foro da Comarca de Betim, Robert Lopes de Almeida, destacou que o encontro, "muito aguardado e esperado", levou "conhecimento e informações relevantes para nossas atividades diárias, que é justamente atender ao jurisdicionado".

Durante o evento, a juíza coordenadora do Núcleo Regional da Ejef de Betim, Simone Torres Pedroso, recebeu o distintivo institucional da Escola Judicial. Segundo ela, os encontros vão além da dimensão formativa, já que "constituem momentos privilegiados de diálogo entre magistrados, servidores e colaboradores das diversas comarcas, possibilitando a construção de uma rede de formação contínua, mais próxima, sensível e efetiva em todo o Estado".
Palestras
"Limites e Possibilidades da Judicialização da Saúde pública após recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) (temas 6 e 1234)" foi o tema da palestra de abertura do encontro, ministrada pelo juiz titular da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Sete Lagoas, Renzzo Giaccomo Ronchi.
Durante sua apresentação, ele citou os principais pontos desses dois temas do STF, "que têm impactado o Sistema de Justiça e a organização sanitária na sociedade".
"São temas que mudam profundamente a compreensão sobre a matéria, de maneira que o cidadão possa ter mais clareza sobre os critérios adotados por juízes para o eventual deferimento ou indeferimento do pedido que é feito."
Na segunda palestra, com o tema "Inteligência Artificial (IA) – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário", o juiz titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Betim, Rodrigo Martins Faria, citou as oportunidades da IA, que, segundo ele, é uma "nova tecnologia que as pessoas estão descobrindo e que foi recentemente democratizada".

"As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre alguns detalhes, sobre riscos e cuidados que elas devem ter, além das principais aplicabilidades. Às vezes, se confundem, acham que ela é muito útil em uma determinada área, quando, na verdade, não é. E não sabem que ela é muito útil em outra, mas também não percebem. Então, a gente passou algumas dicas no evento de hoje."
Ainda no evento, o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) do TJMG, Thiago Doro, uma apresentação sobre o projeto de avaliação documental de processos físicos, o "IAvaliação", idealizado pela Dirged e finalista do 2º Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Núcleo Regional da Ejef de Betim é composto pelas Comarcas de Brumadinho, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba e Mateus Leme, além de Betim.
Veja outras fotos do evento no Flickr oficial do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial