Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef inicia curso que trata de violência contra a pessoa idosa

Ação é destinada a magistrados e servidores dos Juizados de Violência Doméstica, Juizados Criminais e Varas Criminais e Únicas


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Aula-EJEF--3--.jpg
"Violência contra a Pessoa Idosa" é tema de curso iniciado nesta quarta-feira (14/5) pela Ejef (Crédito: Divulgação / TJMG)

Reconhecer a complexidade e a dinâmica da violência doméstica e familiar contra as pessoas idosas é um dos objetivos do curso iniciado nesta quarta-feira (14/5) pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A ação educacional "Violência contra a Pessoa Idosa - Especificidades de uma Relação Conflituosa", que segue até dia 22/5, na modalidade à distância, é voltada a magistrados e servidores dos Juizados de Violência Doméstica, Juizados Criminais, Varas Criminais e Varas Únicas.

Visando o reconhecimento da rede de proteção existente, o curso apresenta os seguintes temas: os pilares do envelhecimento ativo; a violência contra a pessoa idosa: combinação de diplomas normativos; a Rede de Proteção à Pessoa Idosa e a experiência da Central Judicial do Idoso; além de "Pessoa Idosa no Brasil e no Mundo", que foi tratado, nesta quarta, pelo docente, tutor e formador do curso, Vicente Paulo Alves, que é professor do programa de pós-graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília e presidente do Instituto Parentalidade Prateada.

Durante abertura da ação educacional, a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (Geped) da Ejef, Inah Maria Szerman Rezende, representando o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Iácones Batista Vargas, afirmou que o curso foi cuidadosamente concebido para que os participantes pudessem se aprofundar no tema.

Not---Aula-EJEF.jpg
Aulas destinadas a magistrados e servidores serão realizadas até o dia 22/5 (Crédito: Divulgação / TJMG)

"A ideia é abordar não apenas aspectos jurídicos, mas desafios sociais, éticos e institucionais que permeiam essa questão", disse a gerente.

Ela ressaltou ainda que os docentes do curso reúnem experiências para apresentação da temática: "Esperamos que a formação contribua para fortalecimento da rede de proteção e aprimoramento de nossos magistrados e servidores."

Além do professor Vicente Paulo Alves, a ação conta como docente a juíza auxiliar da Corregedoria da Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa e titular do 2º Juizado de Violência, Monize da Silva Freitas Marques.

Primeiro módulo

Durante sua exposição, o professor Vicente Paulo Alves falou sobre o que é a pessoa idosa, analisando o envelhecimento populacional no Brasil e seus impactos para o Sistema de Justiça. Segundo ele, "o envelhecimento populacional traz consequências para políticas públicas e para o Judiciário".

O especialista abordou, ainda, o envelhecimento multifatorial, apontando as características biológicas, psicológicas, social e ambiental, além dos avanços significativos da Medicina e da Farmacologia.

No encerramento, foi realizada uma dinâmica, na qual os participantes foram divididos em grupos para discutirem o tema.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial