Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef forma novos agentes de Justiça Restaurativa do Programa Nós

Turma com 35 pessoas teve formação teórica e prática


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Encerramento-do-Programa-Nos._2.jpg
A mesa de honra da cerimônia de encerramento foi formada pela psicóloga Joelma Pereira dos Reis Rabelo; pelo diretor executivo da Dirdep, Iácones Batista Vargas; pelo 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; pela coordenadora de Desenvolvimento Humanossocial (Codhus), Marília Miranda de Almeida; e pela mediadora e facilitadora de JR Flávia Vieira de Resende (Crédito: Euler Junior/TJMG )

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concluiu, nesta segunda-feira (29/7), mais uma turma do curso de formação teórica e prática sobre Justiça Restaurativa, do Programa Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares (Nós). A cerimônia de encerramento foi realizada no auditório da Ejef e contou com a presença do 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros.

O curso foi realizado entre os dias 10/6 e 29/7 para 35 pessoas que atuam na Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). Elas receberam orientações para serem facilitadoras de círculos não-conflitivos e conflitivos em unidades de cumprimento de medidas socioeducativas.

Not---Encerramento-do-Programa-Nos._1.jpg
3º Vice-Presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, ressaltou a importância da cultura de práticas restaurativas (Crédito: Euler Junior/TJMG )

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, afirmou que o curso é mais um passo importante para a disseminação da cultura das práticas restaurativas, sobretudo, na área da infância e adolescência.

"É importante sinalizar para a sociedade, hoje tão dividida, que é muito relevante sabermos falar, ouvir e respeitar a opinião do outro, mesmo que ela não seja a mesma que adotamos. Essas pessoas serão, portanto, propagadoras dessa nova cultura. É uma sementinha a mais que se planta. Tenho a esperança de que, ao longo do tempo, vamos nos reencontrar, não só no âmbito da justiça, mas com a construção de portas e saídas que não passem apenas pela decisão de um juiz. Conflitos podem e devem ser solucionados em paz", disse.

O diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Iácones Batista Vargas, que representou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, ressaltou a importância da formação de mais uma turma de facilitadores.

"A Escola Judicial está com sentimento de dever cumprido e muito esperançosa dos muitos benefícios que teremos com a atuação desses agentes que foram capacitados no curso, sobretudo, com o tratamento humanizado de crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais", afirmou.

Not---Encerramento-do-Programa-Nos._4.jpg
O curso formou 35 agentes facilitadores de círculos não-conflitivos e conflitivos ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

Para a pedagoga Roberta Fialho, que atua como auxiliar educacional no Centro Socioeducativo São Jerônimo, em Belo Horizonte, o curso é tão importante que deveria se tornar uma formação continuada. "Foi muito enriquecedor e merece seguir de forma prática no cotidiano das unidades. Sou muito grata pelas professoras e pela estrutura oferecida pela Ejef", disse.

Participaram também do encerramento do curso, a coordenadora de Desenvolvimento Humanossocial (Codhus), Marília Miranda de Almeida; a mediadora de conflitos e facilitadora de diálogo em Justiça Restaurativa Flávia Vieira de Resende; e a psicóloga e servidora pública da Sejusp Joelma Pereira dos Reis Rabelo.

O curso de JR é realizado pela Ejef em atendimento à demanda da 3ª Vice-Presidente do TJMG. A programação é estabelecida pelo comitê gestor interinstitucional do Programa Nós, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG), com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial