Uma pessoa. Trinta minutos. Quatrocentos e cinquenta mililitros de sangue. Esses números representam um gesto altruísta e rápido que pode salvar até quatro vidas.
A doação de sangue é fundamental para que hemocentros possam proporcionar transfusões sanguíneas e de componentes do sangue a pessoas que enfrentam determinadas condições médicas ou que foram submetidas a cirurgias.
Por isso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com a Fundação Hemominas, promoveu, na terça-feira (21/10), uma campanha de doação de sangue no Edifício-Sede, que contou com a participação de 33 pessoas. Elas se inscreveram previamente e passaram por triagem no dia da doação.
O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, destacou que doar sangue é uma atitude cidadã, assim como é importante a doação de órgãos:
"Vemos nas publicidades do Hemominas que está faltando sangue de todos os tipos. Então, pretendemos realizar essa parceria entre o Tribunal e a Fundação sempre que possível. Além disso, vale reforçar a importância de nós, cidadãos, termos a consciência de também doar órgãos, porque é outra atitude que salva vidas."
A campanha de doação de sangue no TJMG foi supervisionada pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit), vinculada à Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat).
"Além de promover a coleta de sangue para doação, é uma iniciativa valorosa para conscientizar nosso público interno sobre a importância deste ato altruísta que salva muitas vidas", analisou a coordenadora da Covit, Daniela Hipólito Carvalho.
Para a presidente da Hemominas, Kelly Nogueira, a parceria com o Tribunal de Justiça tem sido fundamental para o sucesso das campanhas de doação de sangue da Fundação:
"A mobilização dos servidores do TJMG demonstra o compromisso social e a solidariedade dos profissionais que, ao se engajarem nesse gesto de extrema importância, contribuem diretamente para salvar vidas. A Hemominas agradece imensamente essa colaboração, que fortalece a nossa missão de fornecer sangue e hemocomponentes de qualidade para os pacientes que tanto necessitam."
Outras informações sobre como doar sangue nas unidades do Hemominas podem ser consultadas no site da Fundação.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial