Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Dois novos superintendentes entram em exercício no TJMG

Ex-presidentes do Tribunal, os desembargadores Geraldo Augusto e Gilson Lemes irão atuar na gestão 2022-2024


- Atualizado em Número de Visualizações:
not--Posse-de-novos-superintendentes-da-Alta-Direcao.-Des.-Geraldo-Augusto-e-Gilson-Lemes-1.jpg
O presidente José Arthur Filho falou de seu respeito e confiança nos desembargadores Geraldo Augusto e Gilson Lemes (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, assinou, nesta quinta-feira (4/8), ato de entrada em exercício do superintendente administrativo adjunto, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, e do superintendente jurídico institucional, desembargador Gilson Soares Lemes. Ambos os escolhidos têm grande experiência, pois já ocuparam a Presidência do TJMG, entre outros encargos no Poder Judiciário.

A solenidade contou com a presença do 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Dresch; do corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; da vice-corregedora-geral de justiça, desembargadora Yeda Athias; e de vários superintendentes de áreas, desembargadores, juízes convocados, juízes auxiliares e servidores.

Ao saudar os novos auxiliares, o presidente José Arthur Filho destacou que se trata de homens públicos que assumiram não só a função judicante, mas atividades de gestão. “É uma missão por demais desafiante, especialmente nos dias contemporâneos, marcados por profundas crises e por constantes mudanças, não apenas na nossa forma de trabalhar, mas em nossos modos de vida”, ponderou.

not--Posse-de-novos-superintendentes-da-Alta-Direcao.-Des.-Geraldo-Augusto-e-Gilson-Lemes-3.jpg
Experiência e competência na gestão foram qualidades lembradas nos novos superintendentes ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

De acordo com o presidente do TJMG, ambos se notabilizaram, em suas carreiras, pela competência, capacidade de trabalho, experiência, conhecimento e dedicação. “Cada um marcou o respectivo período com estilo próprio de liderança e personalidade única. Em comum, deixaram um bem-sucedido legado, que pavimentou o caminho para o Judiciário do futuro, que estamos construindo, a cada dia”, afirmou.

Agradecimento

O desembargador Geraldo Augusto ressaltou o quanto se sente grato pela indicação e pelo reconhecimento. “Agradeço ao desembargador José Arthur Filho o generoso convite para trabalhar nesta nova missão. São 45 anos de serviço à magistratura mineira. Várias missões me foram confiadas, e eu não poderia negar a mais essa solicitação a esta instituição. Em benefício do bem comum, espero a colaboração de todos nessa missão. Peço a Deus a proteção e muita sabedoria, paciência e perspicácia e serenidade, vamos cumprir mais essa missão”, disse.

O desembargador Gilson Soares Lemes também se declarou gratificado pela lembrança e por ter sido chamado a ocupar cargo de apoio e auxílio à Alta Administração do TJMG. “É uma alegria muito grande entrar em exercício na Superintendência Jurídica Institucional, depois de ter exercido a Presidência. Gostaria de agradecer ao presidente José Arthur Filho por esse reconhecimento, e espero poder ajudá-lo, haja vista que temos uma experiência considerável, em face dos últimos dois anos. Vamos juntos, com ele, manter todos os avanços que o Tribunal de Justiça vem experimentando e buscar que a gestão do desembargador José Arthur e dos demais dirigentes seja um grande sucesso. Estamos aqui para contribuir e, com certeza, Deus vai nos abençoar nesta missão”, frisou.

Trajetórias

Desembargador Geraldo Augusto

O desembargador Geraldo Augusto nasceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Bacharel em psicologia e em direito pela Universidade do Estado da Guanabara, ingressou na magistratura em 1977, tendo atuado nas Comarcas de Ibiraci, Passa-Quatro, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Belo Horizonte. Em 1994, foi promovido ao extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais (TAMG). Em março de 2002, tornou-se desembargador do TJMG.

Integrou o Conselho de Magistratura do Tribunal, a Comissão Supervisora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais e foi vice-presidente do Centro de Estudos Jurídicos do TAMG. Presidiu, ainda, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Na área acadêmica, foi superintendente adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de 2006 a 2007, tendo coordenado diversas edições de Cursos de Formação Inicial de Juízes de Direito e compondo três vezes a banca examinadora (direito civil e direito processual civil) para o Concurso de Ingresso para Juiz de Direito de Minas Gerais. No magistério, lecionou direito civil na Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte. Concluiu pós-graduação em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal).

Presidiu o TJMG de 13 de abril a 29 de junho de 2018. Na ocasião, o magistrado concluiu a gestão iniciada pelo desembargador Herbert Carneiro, falecido em abril daquele ano, antes de encerrar o mandato. Geraldo Augusto era, então, 1º vice-presidente do TJMG, eleito para o biênio 2016/2018.

not--Posse-de-novos-superintendentes-da-Alta-Direcao.-Des.-Geraldo-Augusto-e-Gilson-Lemes-2.jpg
Evento foi prestigiado por desembargadores, juízes auxiliares e servidores (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Desembargador Gilson Lemes

Gilson Soares Lemes nasceu em Coromandel, no Alto Paranaíba. Graduou-se em 1990 pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É pós-graduado nas áreas de Direito Processual Civil, pela UFU; em Direito Constitucional, pela Universidade Gama Filho (UGF); em Direito Civil, pela Faculdade Cândido Mendes (2013); e em Direito Imobiliário, pela UGF.

Além disso, é mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, e em Ciências Jurídicas, pela Universidade Autônoma de Lisboa, onde também concluiu o Doutorado. 

Atuou nas Comarcas de Monte Alegre de Minas, Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Betim e Belo Horizonte. Foi juiz auxiliar da Corregedoria do TJMG, nos biênios 2010/2012 e 2012/2014, e juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Antes de entrar para a magistratura, atuou como advogado e como promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Desde 2016, é desembargador do TJMG, onde ocupou o cargo de superintendente administrativo adjunto na gestão 2018/2020 e de presidente no biênio 2020/2022.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial