
Um documentário produzido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lança luz sobre a trajetória de uma das figuras mais representativas do período colonial brasileiro: Francisca da Silva Oliveira, mais conhecida como Chica da Silva.
A produção original da TV TJ Minas, lançada em fevereiro deste ano, será exibida em Diamantina, na Praça do Bonfim, no próximo 11/9, às 18h; e no Serro, em 19/9, em frente à Igreja do Carmo, também às 18h.
Logo após as exibições, às 19h, a Orquestra Jovem do TJMG irá transportar o público para o universo cultural do século XVIII, executando músicas da época.
"Chica da Silva – A Descoberta do Testamento" revisita informações sobre a personagem, que nasceu como escravizada no distrito de Milho Verde, pertencente ao Serro; viveu em Diamantina com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira, detentor da maior fortuna do Império português naquele período; e morreu como alguém pertencente à opulenta elite da época.
A história de Francisca da Silva Oliveira permaneceu mergulhada no esquecimento durante décadas, até que, por circunstâncias diversas, sua trajetória foi pinçada entre as inúmeras vidas anônimas setecentistas e ela se tornou a icônica Chica da Silva – uma criação que se ancora na figura real, mas que é muito diversa da mulher de carne, osso e alma que existiu.
Testamento
O testamento é fonte fulcral para iluminar a jornada dessa personalidade feminina. De inegável valor histórico, o documento foi localizado e será restaurado para integrar o acervo do Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do TJMG e, assim, tornar-se disponível para a coletividade.
Para anunciar o achado, o Tribunal mineiro produziu o documentário, que descortina o que as pesquisas históricas conseguiram descobrir sobre Francisca e o que o testamento revela sobre ela, em um esforço de reparação histórica.
Entrevistas com historiadores, depoimentos de descendentes e documentos, como a carta de alforria e o próprio testamento, além de imagens de algumas das localidades mineiras pelas quais Chica da Silva passou – Diamantina, Serro, Milho Verde e Santa Luzia –, compõem o documentário.

Serviço
- Dia 11/9: Diamantina, na Praça do Bonfim
- Dia 19/9: Serro, em frente à Igreja do Carmo
Programação
- 17h30 – Recepção de autoridades
- 18h – Exibição do documentário "Chica da Silva – A Descoberta do Testamento"
- 19h – Apresentação da Orquestra Jovem do TJMG
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial