Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Dirfor/TJMG lança serviço de Consulta Processual Unificada

A versão foi disponibilizada na Rede do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou, nesta quinta-feira (30/6), o serviço de Consulta Processual Unificada. A versão foi disponibilizada na Rede do TJMG para a avaliação de magistrados, servidores e colaboradores. Com a nova ferramenta, é possível consultar qualquer processo físico, em tramitação ou baixado, na primeira instância, nas 298 comarcas do estado, bastando informar qualquer parâmetro de consulta entre os previstos pela Resolução nº 121/2010/CNJ.

not---pesquisa-unificada----Tony--Delvan-e-outro-30.06.22.jpg
Da esquerda para a direita, o diretor-executivo de Informática, Antônio Francisco Morais Rolla; o juiz auxiliar da Presidência e coordenador da área de TIC do TJMG, Delvan Barcelos Junior; e o servidor Júlio César Soares Nunes, coordenador da Cosad (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Depois de devidamente testada pelos usuários internos, a ferramenta será expandida para os demais sistemas processuais eletrônicos e disponibilizada para o público externo.

O desenvolvimento ficou a cargo da equipe de business intelligence (BI) do TJMG e foi liderado pelo servidor Júlio César Soares Nunes, responsável pela Coordenação de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Administrativos (Cosad). O setor integra a Gerência de Sistemas Judiciais (Gejud) do TJMG.

O diretor-executivo de Informática, Antônio Francisco Morais Rolla, afirmou que “o desenvolvimento da ferramenta veio atender a uma antiga aspiração dos operadores do direito de ter acesso a todo e qualquer processo de seu interesse sem a necessidade de efetuar a pesquisa comarca por comarca. Além disso, trata-se de um passo importante para a futura integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) do CNJ”.

O juiz auxiliar da Presidência e coordenador da área de TIC do TJMG, Delvan Barcelos Junior, pontuou que a ferramenta é mais um avanço trazido pela gestão do desembargador Gilson Soares Lemes, dentro do Programa Justiça Eficiente (Projef), em prol do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. “Com mais esse avanço será possível, em breve tempo, utilizar ferramentas de inteligência artificial na nova aplicação para facilitar ainda mais a atividade profissional dos usuários.”

A nova Consulta Processual Unificada na Rede do TJMG pode ser acessada através deste link.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial