Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Dia Internacional da Reciclagem: em 2024, TJMG reciclou 23 toneladas de papel e 591 kg de plástico

Números reforçam importância da reciclagem para a sustentabilidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

Neste sábado (17/5), é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. A data que incentiva a transformação de resíduos em matéria-prima ou produtos também é comemorada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que é parceiro da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) de Belo Horizonte.

Atualmente, além da Capital, 30 comarcas no interior de Minas também possuem convênios e/ou contratos de coleta para reciclagem de resíduos. Esse número tende a subir à medida que as prefeituras do interior implantarem a coleta seletiva nos seus respectivos municípios.

"Em 2024, o TJMG enviou 23,68 toneladas de papel para reciclagem, evitando o corte de mais de 400 árvores, a emissão de aproximadamente 42,6 toneladas de CO² (o equivalente a retirar cerca de nove carros da estrada por um ano) e economizando mais de 600 mil litros de água. A reciclagem de papel consome até 70% menos energia do que a produção com celulose virgem e prolonga a vida útil de aterros sanitários.
noticia-reciclagem.jpg
Parceiro da Asmare, em 2024, o TJMG enviou 23,68 toneladas de papel para reciclagem

No último ano, o Tribunal também enviou 591 kg de plástico para reciclagem, o que equivale à economia de quase 400 litros de gasolina, e impedindo o descarte de mais de 2 m³ de resíduos em aterro sanitário e a emissão de uma tonelada de CO². Além disso, esse volume reciclado ajudou a evitar o uso de aproximadamente mil litros de petróleo e até 88% menos energia do que a produção de plástico a partir de matéria-prima virgem.

Cabe ressaltar que os resíduos plásticos são volumosos e de lenta decomposição, podendo levar até 400 anos para se decomporem na natureza. Cada tonelada de plástico reciclado evita a emissão de cerca de duas toneladas de CO², o equivalente a deixar de consumir cerca de 379 litros de gasolina.

A superintendente de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargadora Mônica Libânio Rocha Bretas, afirmou que a reciclagem, além de preservar recursos naturais e minimizar a poluição, gera emprego e renda, especialmente por meio das associações de catadores.

"O Tribunal tem adotado ações que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e reconhece a reciclagem como estratégia eficaz para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos", disse.

Dia Internacional de Reciclagem

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há 20 anos, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte correto dos resíduos.

O Dia Mundial da Reciclagem é uma oportunidade para refletir sobre os hábitos de consumo e a maneira de lidar com o lixo, incentivando para que as pessoas e as instituições adotem práticas mais sustentáveis especialmente no descarte correto dos resíduos sólidos e no cuidado com o meio ambiente.

Com a reciclagem de resíduos e o reaproveitamento de materiais é possível reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, preservar os recursos naturais e consequentemente melhorar a qualidade de vida. Na perspectiva econômica, há economia de energia para a produção de novos materiais, além de gerar emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis. 

Além da coleta seletiva, que é responsabilidade de todos, o TJMG conta com diretrizes claras para a destinação adequada de diversos materiais – como lâmpadas, resíduos eletrônicos e de saúde –, alinhadas às melhores práticas de sustentabilidade.

Os números mostram como a reciclagem pode gerar efeitos positivos em cadeia para todo o planeta. Faça sua parte: separe e descarte corretamente os resíduos, como papel, plástico, vidro, metal, pilhas, produtos eletrônicos etc. para que possam ser reciclados.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial