Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Detentos confeccionam máscaras para eleitores

Justiça Eleitoral, Comarca de Varginha e empresários fazem parceria


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-mascaras-varginha-22.09.2020.jpg
Os detentos do Presídio de Varginha estão trabalhando na confecção de 5 mil máscaras para o dia das eleições

A partir de uma parceria com a Justiça Eleitoral e a Cooperativa de Crédito (Credivar), a 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Varginha (Sul de Minas) viabilizou a confecção de máscaras de proteção que serão entregues aos cidadãos que comparecerem às sessões de votação sem o protetor facial.

Uma parte das máscaras será feita por detentos do Presídio de Varginha, no Sul de Minas Gerais, dirigido por Welton Donizeti Benedito; a outra, pela Credivar.

O juiz Tarcísio Moreira de Souza, da 1ª Vara Criminal e Execuções Penais, que participou da execução do projeto, destaca que a iniciativa contribui para a segurança da população contra a disseminação do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, para a ressocialização dos presos.

União de forças

 

O projeto foi idealizado pela juíza eleitoral Maraiza Francisca Escolástica Maciel Costa, juntamente com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Alexandre Victor de Carvalho. Ambos consultaram o juiz Tarcísio Moreira sobre a possibilidade de que detentos de uma unidade prisional da região confeccionassem as máscaras para uso no dia das eleições.

A proposta foi aceita, porém, em função da grande quantidade necessária, somente a produção dos presos não seria capaz de atender a demanda. Diante disso, os magistrados firmaram uma parceria com a Credivar, que, além de produzir 8 mil máscaras, fornecerá também o material para que os detentos confeccionem outras 5 mil unidades. A cooperativa de crédito é dirigida por Ricardo Borges e gerenciada por Sebastião Dominguetti.

As máscaras serão oferecidas para os eleitores de Varginha, Monsenhor Paulo, Carmo da Cachoeira e Éloi Mendes.

Benefícios

Parcerias com unidades prisionais são amplamente incentivadas pelo Judiciário. O juiz Tarcísio Moreira de Souza destaca que os detentos do Presídio de Varginha já haviam produzido máscaras para a Secretaria de Saúde da região.

“O trabalho na unidade prisional é muito importante, porque faz com que o preso tenha perspectiva de melhora da sua situação, fique mais comportado e tenda a se ressocializar mais rápido, com a oportunidade de trabalhar”, disse o magistrado.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial