Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadora Maria Luíza de Marilac se despede da 3ª Câmara Criminal

A magistrada, que está se aposentando, recebeu homenagens no Auditório do Tribunal Pleno


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Thais-Cristiane.-Despedida-da-desa-Marilac.10.jpg
A sessão da 3ª Câmara Criminal do TJMG com homenagens à desembargadora Maria Luíza de Marilac foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Durante sessão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta terça-feira (28/10), no Auditório do Tribunal Pleno, a desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo foi homenageada em virtude de sua aposentadoria, após 32 anos de dedicação ao Judiciário mineiro e de 46 anos de serviço público.

A sessão pode ser conferida no canal oficial da Ejef no YouTube.

A superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV) do TJMG) e coordenadora do Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (Comitê PopRuaJud Minas Gerais) foi ainda serventuária da Corte mineira por 14 anos, tendo iniciado como escrevente e alcançado o cargo de diretora de Secretaria, até ser aprovada no concurso da magistratura.

Em sua fala, a desembargadora Maria Luíza de Marilac se disse emocionada por participar da última sessão de julgamento, após 15 anos de convivência com os colegas da 3ª Câmara Criminal:

“Cada julgamento, cada debate e cada voto construído em conjunto representaram uma oportunidade de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional. Foi uma honra fazer parte de um colegiado de tamanha importância, formado por magistrados de elevada competência e sensibilidade.”

A magistrada recordou momentos desafiadores vividos ao longo da carreira, especialmente em relação à saúde e às dificuldades enfrentadas no início da profissão, quando ainda não havia cursos de capacitação. Ela também destacou suas origens simples.

Not-Despedida-da-desa-Marilac.6.jpg
Em sua fala, a desembargadora Maria Luíza de Marilac se disse emocionada por participar da última sessão de julgamento da 3ª Câmara Criminal (Crédito: Euler Junior / TJMG)

“Nasci ‘na roça’, onde aprendi o valor do trabalho e da honestidade, e foi minha amada mãe a primeira professora a me ensinar o caminho das letras.”

A desembargadora Maria Luíza de Marilac ressaltou que sempre buscou conduzir a vida guiada pelo propósito de servir:

“Procurei conduzir minha vida com o lema de que vim ao mundo para servir. Sempre pedi a Deus para me ensinar a enxergar o outro com compaixão e agir com humildade. Uma das formas mais gratificantes de concretizar esse propósito foi integrar o Núcleo de Voluntariado do TJMG.”

Ela destacou ainda ações nas quais participou pelo Comitê PopRuaJus, voltadas a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Segundo a magistrada, essas experiências lhe trouxeram aprendizados profundos:

“Foram experiências que me transformaram e ampliaram meu olhar sobre o verdadeiro sentido do serviço público – aquele que vai além dos autos e alcança o ser humano em sua dor, em sua carência e em sua esperança. Enfim, minha trajetória no serviço público foi uma jornada intensa e repleta de vivências memoráveis, que agora me deixam tomada de emoção e gratidão.”

Carinho ao próximo

Not-Despedida-da-desa-Marilac.3.jpg
O presidente Corrêa Júnior destacou que a desembargadora Maria Luíza de Marilac soube distribuir carinho e atenção ao próximo (Crédito: Euler Junior / TJMG)

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, destacou que a homenageada soube distribuir carinho e atenção ao próximo:

“A magistratura que queremos é aquela em que juízes e juízas se preocupam com o semelhante, têm solidariedade no coração e trabalham por uma sociedade mais justa e igualitária.”

Segundo ele, as solenidades de despedida de colegas de Tribunal sempre trazem sentimentos mistos:

“Se, por um lado, celebramos uma vida dedicada à Justiça, uma trajetória de sucesso e realizações, por outro, sentimos a tristeza da ausência diária de uma colega tão querida. Mas tenho certeza de que a desembargadora Marilac continuará contribuindo com o Tribunal e realizando ações em benefício da sociedade.”

Sensibilidade

Not-Gilson-Lemes.-Despedida-da-desa-Marilac.4.jpg
O ex-presidente Gilson Lemes destacou sua gratidão à magistrada, ressaltando a sensibilidade e a dedicação que ela levou à frente do Núcleo de Voluntariado (Crédito: Euler Junior / TJMG)

O ex-presidente do TJMG desembargador Gilson Soares Lemes destacou sua gratidão à magistrada, ressaltando a sensibilidade e a dedicação que ela levou à frente do Núcleo de Voluntariado:

“Por meio da Marilac conseguimos fortalecer o NV/TJMG, com diversas ações voltadas a pessoas em vulnerabilidade social, como doações e atendimentos. Essas iniciativas foram institucionalizadas por meio de ato normativo, que inspirou o CNJ a editar um Ato Nacional. Hoje, ela representa todos os colegas de outros tribunais em Minas Gerais no PopRua.”

Ao prestar sua homenagem à desembargadora Maria Luíza de Marilac, o ex-presidente do TJMG desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho lembrou das pessoas que foram beneficiadas pelo trabalho dela à frente do NV/TJMG e do PopRua:

“Lembrei-me de um poema de Carlos Drummond de Andrade, que fala sobre a mãe, e percebi que a desembargadora, à frente do Núcleo de Voluntariado, foi como uma mãe para diversas pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.”
Not-Jose-Athur.-Despedida-da-desa-Marilac.5.jpg
O ex-presidente José Arthur Filho recitou um poema em homenagem ao trabalho da desembargadora Maria Luíza de Marilac (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Mudança de vida 

A integrante do Comitê PopRuaJud Thaís Cristiane Nonato contou que viveu nas ruas por 45 anos e que o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Voluntariado foi fundamental para mudar sua vida:

“Estou aqui para mostrar que nós somos visíveis, graças à Dra. Marilac, ao Dr. Sérgio e a toda equipe. Muita gente sofre com o desprezo e o descaso, mas ela e sua equipe mostraram que podemos mudar de vida, obter documentos, formação e trabalho. O Tribunal nos integrou à sociedade com dignidade e esperança.”

Not-Thais-Cristiane.-Despedida-da-desa-Marilac.6.jpg
Thaís Cristiane Nonato contou que viveu nas ruas por 45 anos e que o trabalho desenvolvido pelo NV/TJMG foi fundamental para mudar sua vida (Crédito: Euler Junior / TJMG)

3ª Câmara Criminal

O presidente da 3ª Câmara Criminal, desembargador Eduardo César Fortuna Grion, falou em nome dos colegas da turma julgadora e destacou a trajetória e a paixão da magistrada pelo Direito.

“Na magistratura, você encontrou o seu lugar, o seu porto seguro. E eu sei o porquê: ser juiz/juíza é mais do que uma profissão conquistada com estudo e dedicação – é uma vocação. No seu caso, desde os tempos da bucólica Santa Teresa de Bonito, essa predestinação já estava escrita nas estrelas. Somos felizes por termos compartilhado com você, ao longo desses anos, a nobre missão de julgar.”
Not-Fortuna-Grion.-Despedida-da-desa-Marilac.7.jpg
O presidente da 3ª Câmara Criminal, desembargador Fortuna Grion, falou em nome dos colegas da turma julgadora e destacou a trajetória e a paixão da homenageada (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Homenagens

A desembargadora Maria Luíza de Marilac também recebeu homenagens dos desembargadores do TJMG Áurea Maria Brasil Santos Freire, Luiz Carlos Gomes da Mata e Teresa Cristina da Cunha Peixoto; da desembargadora federal aposentada Sônia Diniz Viana; da presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; do juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte e integrante do NV/TJMG, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; do procurador do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Marco Antônio Borges; entre outras pessoas.

Currículo

Nascida no distrito de Santa Teresa do Bonito, que pertence ao município de Peçanha, no Leste do Estado, a desembargadora Maria Luíza de Marilac graduou em Direito pela Faculdade Milton Campos e em Letras pela PUC Minas.

Ingressou na magistratura em agosto de 1993, tendo passado pelas Comarcas de Rio Piracicaba, Itamarandiba, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. Também atuou em diversos cargos na diretoria da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; o presidente da 3ª Câmara Criminal, desembargador Fortuna Grion; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; o procurador de Justiça Marco Antônio Borges; e a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto.

Veja o álbum de fotos no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial