Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadora Kárin Emmerich participa de solenidade no Norte de Minas

Subcomissão da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica foi instalada em 15/5


- Atualizado em Número de Visualizações:
ABMCJ_not.jpg
A desembargadora Kárin Emmerich preside a ABMCJ-MG e representou o presidente do TJMG no evento (Crédito: Divulgação / ABMCJ-MG)

A desembargadora Kárin Liliane Lima Emmerich Mendonça, vice-corregedora-geral de justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), compareceu à solenidade de posse administrativa da Diretoria e das demais dirigentes da Subcomissão do Norte de Minas da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Conselho Minas Gerais (ABMCJ-MG) em 15/5, em Montes Claros.

A magistrada, que preside a ABMCJ-MG desde 2023, representou no ato o presidente do Judiciário estadual mineiro, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Setenta e três mulheres atuantes na esfera jurídica na região associaram-se à ABMCJ - Norte de Minas, que foi criada em 2024.

Segundo a desembargadora Kárin Emmerich, a ABMCJ completa, em outubro deste ano, 40 anos. A Associação é vinculada à Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica (Fédération Internationale des Femmes de la Carrière Juridique - FIFCJ) uma Organização não Governamental (ONG) fundada em Paris, em 1928.

“A ABMCJ visa ao empoderamento e à aproximação das mulheres de carreira jurídica e à promoção do estudo crítico do direito e do aprimoramento dessa disciplina. A entidade tem representatividade no Brasil inteiro. A advogada e professora Manoela Gonçalves, atualmente, preside a ABMCJ nacional e a Federação Internacional. Nós nos organizamos em conselhos nos diversos estados brasileiros”, detalha.

ABCMJ - not 2.jpg
A subcomissão do Norte de Minas é a primeira a ser criada no Estado e já conta com mais de 70 associadas (Crédito: Divulgação / ABMCJ-MG)

Segundo a vice-corregedora, a criação da primeira subcomissão da ABMCJ-MG se mostrou promissor. “As 73 novas associadas da Subcomissão Norte de Minas estão muito empenhadas em dar continuidade a esse trabalho. Pretendemos criar subcomissões em outras regiões do estado, porque encontramos muita receptividade a esse projeto”, afirma.

A magistrada, que atuou como juíza em São Francisco e em Montes Claros no início de sua trajetória, salienta que a motivação e a organização do grupo podem contribuir para a região. “Acredito que o empenho dessas mulheres fará toda a diferença. Temos delegadas, advogadas, magistradas, estudantes, muitas mulheres da carreira jurídica”, ressalta.

Foram eleitas para dirigir a subcomissão local: a advogada Gracyelle Bicalho, presidente; a advogada Patrícia Afonso Pedras, vice-presidente; a advogada Fernanda Pereira, secretária-geral; a advogada e professora universitária  Deyslane Freitas, secretária-geral adjunta; a advogada e mediadora Karlla Pinheiro, diretora tesoureira; a advogada Letícia Duarte, diretora tesoureira adjunta.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, a juíza diretora do Foro da Comarca de Montes Claros, Cibele Maria Lopes Macêdo; a promotora de justiça Raquel Batista; o prefeito Guilherme Guimarães, o deputado federal Marcelo Freitas e a deputada estadual Leninha; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Herbert Alcântara; a delegada da Polícia Federal Joyce Sales; e a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), advogada Gislayne Lopes.

ABMCJ

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, que busca contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano. A entidade foi fundada em 3 de agosto de 1985, em Belo Horizonte.

A ABMCJ no triênio 2023-2026 tem a desembargadora Kárin Emmerich como presidente. Compõem a Direção, ainda, a advogada Izabel Braga, vice-presidente; a desembargadora aposentada Hilda Teixeira da Costa, secretária-geral; a advogada Maria Celeste Morais Guimarães, diretora tesoureira; a advogada Cristiana Nepomuceno, secretária adjunta; e a advogada Sandrelli Rois, tesoureira adjunta.

Integram o Conselho Deliberativo a advogada Helena Delamonica e a juíza Bárbara Lívio. O Conselho Fiscal é formado pela juíza Karina Gangana, a promotora de justiça Patricia Habkouk e a advogada Ana Evangelista (membros titulares); e, como suplentes do Conselho Fiscal, as advogadas Patrícia Henriques e Maisa Alvim de Lima Hott e a tabeliã Aurenice da Mota Teixeira.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial