
A desembargadora Kárin Liliane Lima Emmerich Mendonça, vice-corregedora-geral de justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), compareceu à solenidade de posse administrativa da Diretoria e das demais dirigentes da Subcomissão do Norte de Minas da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Conselho Minas Gerais (ABMCJ-MG) em 15/5, em Montes Claros.
A magistrada, que preside a ABMCJ-MG desde 2023, representou no ato o presidente do Judiciário estadual mineiro, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Setenta e três mulheres atuantes na esfera jurídica na região associaram-se à ABMCJ - Norte de Minas, que foi criada em 2024.
Segundo a desembargadora Kárin Emmerich, a ABMCJ completa, em outubro deste ano, 40 anos. A Associação é vinculada à Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica (Fédération Internationale des Femmes de la Carrière Juridique - FIFCJ) uma Organização não Governamental (ONG) fundada em Paris, em 1928.
“A ABMCJ visa ao empoderamento e à aproximação das mulheres de carreira jurídica e à promoção do estudo crítico do direito e do aprimoramento dessa disciplina. A entidade tem representatividade no Brasil inteiro. A advogada e professora Manoela Gonçalves, atualmente, preside a ABMCJ nacional e a Federação Internacional. Nós nos organizamos em conselhos nos diversos estados brasileiros”, detalha.

Segundo a vice-corregedora, a criação da primeira subcomissão da ABMCJ-MG se mostrou promissor. “As 73 novas associadas da Subcomissão Norte de Minas estão muito empenhadas em dar continuidade a esse trabalho. Pretendemos criar subcomissões em outras regiões do estado, porque encontramos muita receptividade a esse projeto”, afirma.
A magistrada, que atuou como juíza em São Francisco e em Montes Claros no início de sua trajetória, salienta que a motivação e a organização do grupo podem contribuir para a região. “Acredito que o empenho dessas mulheres fará toda a diferença. Temos delegadas, advogadas, magistradas, estudantes, muitas mulheres da carreira jurídica”, ressalta.
Foram eleitas para dirigir a subcomissão local: a advogada Gracyelle Bicalho, presidente; a advogada Patrícia Afonso Pedras, vice-presidente; a advogada Fernanda Pereira, secretária-geral; a advogada e professora universitária Deyslane Freitas, secretária-geral adjunta; a advogada e mediadora Karlla Pinheiro, diretora tesoureira; a advogada Letícia Duarte, diretora tesoureira adjunta.
Estiveram presentes, entre outras autoridades, a juíza diretora do Foro da Comarca de Montes Claros, Cibele Maria Lopes Macêdo; a promotora de justiça Raquel Batista; o prefeito Guilherme Guimarães, o deputado federal Marcelo Freitas e a deputada estadual Leninha; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Herbert Alcântara; a delegada da Polícia Federal Joyce Sales; e a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), advogada Gislayne Lopes.
ABMCJ
A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, que busca contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano. A entidade foi fundada em 3 de agosto de 1985, em Belo Horizonte.
A ABMCJ no triênio 2023-2026 tem a desembargadora Kárin Emmerich como presidente. Compõem a Direção, ainda, a advogada Izabel Braga, vice-presidente; a desembargadora aposentada Hilda Teixeira da Costa, secretária-geral; a advogada Maria Celeste Morais Guimarães, diretora tesoureira; a advogada Cristiana Nepomuceno, secretária adjunta; e a advogada Sandrelli Rois, tesoureira adjunta.
Integram o Conselho Deliberativo a advogada Helena Delamonica e a juíza Bárbara Lívio. O Conselho Fiscal é formado pela juíza Karina Gangana, a promotora de justiça Patricia Habkouk e a advogada Ana Evangelista (membros titulares); e, como suplentes do Conselho Fiscal, as advogadas Patrícia Henriques e Maisa Alvim de Lima Hott e a tabeliã Aurenice da Mota Teixeira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial