A desembargadora Kárin Emmerich, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi empossada, nesta sexta-feira (14/4), na Presidência da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Conselho Minas Gerais (ABMCJ-MG), para o triênio 2023/2026. Além da desembargadora, foi empossada toda a nova diretoria da instituição, da qual faz parte a desembargadora aposentada do TJMG, Hilda Porto. O evento foi realizado no Auditório Ministro Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto, no Anexo I do TJMG.
Durante o triênio 2020/2023, a Presidência da ABMCJ-MG foi exercida pela advogada Maria Celeste Guimarães, com a desembargadora Kárin Emmerich na função de vice-presidente da instituição.
Além da desembargadora Kárin Emmerich como presidente, tomaram posse a vice-presidente, Izabel Braga; a secretária-geral, Hilda Teixeira da Costa; a diretora tesoureira, Maria Celeste Morais Guimarães; a secretária adjunta, Cristiana Nepomuceno; e a tesoureira adjunta, Sandrelli Rois. No Conselho Administrativo foram empossadas Helena Delamonica e Bárbara Lívio; no Conselho Fiscal, Karina Gangana, Patricia Habkouk e Ana Enavgelista; e, como suplentes do Conselho Fiscal, Patrícia Henriques, Aurenice Teixeira e Maísa Alvim.
A vice-corregedora Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Yeda Monteiro Athias, e a desembargadora Alice Birchal foram anunciadas na solenidade como novas integrantes da ABMCJ-MG.

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, foi representado pela desembargadora Juliana Campos Horta. “É uma grande honra representar o presidente José Arthur Filho e o presidente em exercício, desembargador Alberto Vilas Boas, em um evento tão importante e prestigiar a posse da desembargadora Kárin Emmerich, que, sem dúvida, fará uma grande gestão à frente da ABMCJ-MG, uma entidade com atuação nacional e internacional", afirmou a desembargadora.
O presidente em exercício do TJMG enviou uma mensagem de congratulações à empossada, lida pela desembargadora Juliana Campos Horta: "Recebi com elevada satisfação o convite para a solenidade de posse da diretoria da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, eleita para o triênio 2023/2026. Registro, por oportuno, meus votos de profícua gestão a Vossa Excelência, bem como às magistradas deste Tribunal e às demais integrantes que compõem a nova Direção", assinalou o desembargador Alberto Vilas Boas.

Defesa das mulheres
A nova presidente da ABMCJ-MG, desembargadora Kárin Emmerich, afirmou que a Associação tem atuação nacional e internacional, sendo de grande importância para a área jurídica. "Atuei como vice-presidente na gestão anterior e o trabalho da presidente Maria Celeste Morais Guimarães foi muito importante para a organização da casa. Agora, vamos atuar firme no nosso principal objetivo, que é a luta pela defesa das mulheres", disse a nova presidente.
A Associação
A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada em 1985, com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano.
Carreira jurídica
A desembargadora Kárin Emmerich ingressou para a magistratura mineira na comarca de São Francisco em 1990. Atuou nas comarcas de Montes Claros e Belo Horizonte até chegar à segunda instância, como desembargadora, em 2013. É integrante da 1ª Câmara Criminal do TJMG. Também atuou como juíza eleitoral da 331ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte e exerceu cargo de diretora a 8ª Seccional da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), de 1997 a 1999. Ainda na Amagis, atuou como diretora-secretária e vice-presidente Sócio-Cultural no período de 2001/2003. Em 2009, foi coordenadora dos juízes cíveis perante o Colegiado de Juízes da Capital.

Presenças
Também participaram da posse da desembargadora Kárin Emmerich os desembargadores Leonardo Beraldo, José Marcos Rodrigues Vieira, Luiz Carlos Gomes da Mata, Maria Luiza Santana Assunção; as desembargadoras aposentadas do TJMG Hilda Porto e Selma Marques; a presidente da ABMCJ Nacional e Internacional, Manoela Gonçalves; a ex-presidente da ABMCJ-MG, Maria Celeste Guimarães; o diretor de Assuntos Técnicos e Jurídico do Senado, Luiz Claudio Chaves; além de magistrados, juristas em geral, amigos e familiares das empossadas. A solenidade também contou com exibição do Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial