Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadora Kárin Emmerich é empossada como presidente da ABMCJ-MG

Presidência do TJMG foi representada pela desembargadora Juliana Campos Horta


- Atualizado em Número de Visualizações:

A desembargadora Kárin Emmerich, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi empossada, nesta sexta-feira (14/4), na Presidência da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Conselho Minas Gerais (ABMCJ-MG), para o triênio 2023/2026. Além da desembargadora, foi empossada toda a nova diretoria da instituição, da qual faz parte a desembargadora aposentada do TJMG, Hilda Porto. O evento foi realizado no Auditório Ministro Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto, no Anexo I do TJMG.

Durante o triênio 2020/2023, a Presidência da ABMCJ-MG foi exercida pela advogada Maria Celeste Guimarães, com a desembargadora Kárin Emmerich na função de vice-presidente da instituição. 

Além da desembargadora Kárin Emmerich como presidente, tomaram posse a vice-presidente, Izabel Braga; a secretária-geral, Hilda Teixeira da Costa; a diretora tesoureira, Maria Celeste Morais Guimarães; a secretária adjunta, Cristiana Nepomuceno; e a tesoureira adjunta, Sandrelli Rois. No Conselho Administrativo foram empossadas Helena Delamonica e Bárbara Lívio; no Conselho Fiscal, Karina Gangana, Patricia Habkouk e Ana Enavgelista; e, como suplentes do Conselho Fiscal, Patrícia Henriques, Aurenice Teixeira e Maísa Alvim.

A vice-corregedora Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Yeda Monteiro Athias, e a desembargadora Alice Birchal foram anunciadas na solenidade como novas integrantes da ABMCJ-MG.  

not-desembargadorakarin-associacao2.jpeg
Desembargadora Kárin Emmerich toma posse como presidente da ABMCJ-MG (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, foi representado pela desembargadora Juliana Campos Horta. “É uma grande honra representar o presidente José Arthur Filho e o presidente em exercício, desembargador Alberto Vilas Boas, em um evento tão importante e prestigiar a posse da desembargadora Kárin Emmerich, que, sem dúvida, fará uma grande gestão à frente da ABMCJ-MG, uma entidade com atuação nacional e internacional", afirmou a desembargadora. 

O presidente em exercício do TJMG enviou uma mensagem de congratulações à empossada, lida pela desembargadora Juliana Campos Horta: "Recebi com elevada satisfação o convite para a solenidade de posse da diretoria da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, eleita para o triênio 2023/2026. Registro, por oportuno, meus votos de profícua gestão a Vossa Excelência, bem como às magistradas deste Tribunal e às demais integrantes que compõem a nova Direção", assinalou o desembargador Alberto Vilas Boas.

not-desembargadorakarin-associacao1.jpeg
Desembargadora Juliana Campos Horta representou a Presidência do TJMG na solenidade ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Defesa das mulheres

A nova presidente da ABMCJ-MG, desembargadora Kárin Emmerich, afirmou que  a Associação tem atuação nacional e internacional, sendo de grande importância para a área jurídica. "Atuei como vice-presidente na gestão anterior e o trabalho da presidente Maria Celeste Morais Guimarães foi muito importante para a organização da casa. Agora, vamos atuar firme no nosso principal objetivo, que é a luta pela defesa das mulheres", disse a nova presidente. 

A Associação

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada em 1985, com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano.

Carreira jurídica

A desembargadora Kárin Emmerich ingressou para a magistratura mineira na comarca de São Francisco em 1990. Atuou nas comarcas de Montes Claros e Belo Horizonte até chegar à segunda instância, como desembargadora, em 2013. É integrante da 1ª Câmara Criminal do TJMG.  Também atuou como juíza eleitoral da 331ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte e exerceu cargo de diretora a 8ª Seccional da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), de 1997 a 1999. Ainda na Amagis, atuou como diretora-secretária e vice-presidente Sócio-Cultural no período de 2001/2003.  Em 2009, foi coordenadora dos juízes cíveis perante o Colegiado de Juízes da Capital.

not-desembargadorakarin-associacao4.jpeg
Nova direção da Associação foi eleita para o triênio 2023/2026( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Presenças

Também participaram da posse da desembargadora Kárin Emmerich os desembargadores Leonardo Beraldo, José Marcos Rodrigues Vieira, Luiz Carlos Gomes da Mata, Maria Luiza Santana Assunção; as desembargadoras aposentadas do TJMG Hilda Porto e Selma Marques; a presidente da ABMCJ Nacional e Internacional, Manoela Gonçalves; a ex-presidente da ABMCJ-MG, Maria Celeste Guimarães; o diretor de Assuntos Técnicos e  Jurídico do Senado, Luiz Claudio Chaves; além de magistrados, juristas em geral, amigos e familiares das empossadas. A solenidade também contou com exibição do Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem do TJMG. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial