
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramom Tácio de Oliveira, foi agraciado, na quinta-feira (5/12), com o título de cidadão honorário de Belo Horizonte, no Plenário Amintas de Barros, na Câmara Municipal. A iniciativa foi originada a partir de requerimento do vereador Sérgio Fernando Pereira de Pinho Tavares.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, além de magistradas, magistrados, amigas, amigos e familiares do homenageado.
O presidente Corrêa Junior afirmou que é uma grande honra para o TJMG ter mais um de seus integrantes recebendo o título de cidadão honorário da Capital.
"O desembargador Ramom Tácio é referência para nosso Tribunal em todos os sentidos, sendo um magistrado muito atuante e respeitado pelo seu conhecimento jurídico. Devemos lembrar que ele teve uma atuação muito relevante na gestão dos precatórios, transformando o TJMG em referência para outras cortes do País. Agora, Belo Horizonte ganha mais um cidadão, de fato e de direito", disse.

Homenagem
O desembargador Ramom Tácio disse que é um grande satisfação ser homenageado com a cidadania honorária. "Trata-se de um privilégio não apenas meu, mas da minha família e de todos que comigo trabalham, e também da Justiça Comum e da Justiça Eleitoral", ressaltou.
Nascido em Felixlândia, o desembargador considera que receber a homenagem é um reconhecimento de suas qualidades como um "filho adotivo" da Capital mineira. "Sempre sonhei em conhecer Belo Horizonte. Depois sonhei em trabalhar e morar em Belo Horizonte. Hoje, sinto-me muito honrado em ser um cidadão belorizontino, mesmo que de forma adotiva. Muitas vezes, o filho adotivo é fruto de uma escolha, de um apelo coletivo", disse o presidente do TRE-MG.
Vínculo
O autor do projeto que concedeu o título de cidadão honorário ao desembargador Ramom Tácio, vereador Sérgio Fernando, ressaltou a relação que o homenageado tem com a Capital. "É um vínculo construído ao longo de anos pelo desembargador Ramom, que tem um histórico de muitos trabalhos prestados ao povo da cidade, seja como juiz, como desembargador do TJMG e agora como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Esse reconhecimento não é meu, mas sim da cidade, por meio da Câmara Municipal", afirmou.

Dispositivo de honra
Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo; o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o presidente do TRE-MG e homenageado, desembargador Ramon Tácio; o autor do projeto, vereador Sérgio Fernando; a esposa do homenageado, Luciana Mello; o secretário executivo da Secretaria de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Fernando Borja, representando o governador, Romeu Zema; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) Paulo Maurício Ribeiro Pires, representando a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves; a juíza do TRE-MG Flávia Birchal de Moura; e a diretora-geral do TRE-MG, Maria Sandra Azevedo Freire, representando os servidores da Corte Eleitoral.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial