Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador Moreira Diniz participa de sua última sessão na 4ª Câmara Cível

Ele se aposenta após 43 anos de magistratura e recebe diversas homenagens


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Ultima-Sessao-Des.-Moreira-Diniz.jpg
O desembargador Moreira Diniz ao lado dos outros integrantes da 4ª Câmara Cível Especializada: os desembargadores Roberto Apolinário (esq.), Ana Paula Caixeta, Alice Birchal (presidente da Câmara) e Kildare Carvalho (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Em função de sua aposentadoria, o desembargador José Carlos Moreira Diniz participou, nesta quinta-feira (4/9), de sua última sessão de julgamento na 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Antes do início da sessão, a presidente da Câmara e superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, desembargadora Alice Birchal, realizou a abertura e a condução de uma série de homenagens ao magistrado.

O primeiro a se pronunciar foi o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Ele destacou que acompanhou o desembargador Moreira Diniz em diferentes momentos da magistratura e exaltou suas qualidades, citando que foi o magistrado mais atento que conheceu:

"O desembargador José Carlos Moreira Diniz cumpriu com galhardia e brilhantismo a sua missão junto ao Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. Uma particularidade dele que fará muita falta aos nossos colegiados: trata-se de um desembargador que conhecia profundamente todos os processos dos quais participava como julgador, apresentando pontos de vistas diferenciados, o que aperfeiçoava o resultado final."
Not---Despedida-Des.-Moreira-Diniz-22.jpg
O presidente Corrêa Junior abriu as homenagens ao desembargador Moreira Diniz destacando suas qualidades como magistrado (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente Corrêa Junior finalizou agradecendo o desembargador Moreira Diniz pela amizade e convivência, ressaltando que as portas da Instituição estarão sempre abertas.

Além do presidente, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva, foram outros membros da Direção que compareceram.

Colegas de profissão

Em seguida, a palavra foi repassada ao decano do TJMG e integrante da 4ª Câmara Cível Especializada, desembargador Kildare Carvalho.

Ele definiu o desembargador Moreira Diniz como um magistrado "franco e simples", ressaltando sua honradez, sabedoria, coragem intelectual e "compromisso inabalável com a Justiça".

Na sequência, foi exibido um vídeo enviado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela, que elogiou o desembargador Moreira Diniz. O ministro afirmou que o desembargador homenageado foi um dos mais completos magistrados que conheceu.

"Aqui fala um amigo de coração. Eu o admiro como pai, como cidadão, como marido e avô, mas também como juiz retilíneo, que jamais saiu da isenção que se espera para pronunciar um julgamento."

Integrante da 4ª Câmara Cível Especializada, a desembargadora Ana Paula Caixeta também prestou sua homenagem ao colega, expressando "profunda gratidão" pelos 13 anos nos quais conviveu com o desembargador Moreira Diniz.

A magistrada comentou que foi um período de aprendizado e mentorias valiosas e que, nos momentos de divergência, sempre teve sua opinião respeitada pelo homenageado.

Outros magistrados, representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e amigos do desembargador Moreira Diniz que atuam na advocacia também se manifestaram.

Entre eles, o ex-presidente do TJMG desembargador José Fernandes Filho (biênio 1990-1992). Integrantes do Cartório da 4ª Câmara Cível e os assessores de gabinete do desembargador Moreira Diniz também prestaram homenagens.

Not-despedida-DesMoreiraDiniz-familia.jpg
O desembargador Moreira Diniz recebeu homenagens de sua família em sua última sessão de julgamento na 4ª Câmara Cível Especializada do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Família

O último pronunciamento foi feito por Paula Diniz, uma das três filhas do homenageado, que estava acompanhada de sua mãe, Elizabeth, esposa do desembargador Moreira Diniz. As filhas Alessandra e Stefânia e os netos André, Olga e Olívia também estavam presentes.

Paula falou em nome da família e celebrou a carreira de seu pai na magistratura, destacando seus 43 anos de dedicação à profissão:

"Quando falo de sua dedicação, não me refiro apenas à condição de quem se coloca a serviço de algo, mas principalmente à manifestação de amor, apreço e consideração que ele sempre teve por sua carreira. De fato, meu pai sempre demonstrou amar o que fez e isso se refletiu no jeito dele de trabalhar e de julgar. Quem conviveu com ele no gabinete, nos corredores do Tribunal, em casa, sabe que ele sempre se debruçou sobre cada processo ao longo dessas décadas, buscando, sem descanso, fazer o mais correto dentro da Lei, o mais justo." 

Apesar da dedicação intensa ao trabalho, Paula enfatizou que ela e as irmãs não sentiram isso como ausência, já que seu pai demonstrava carinho e dedicação total às filhas quando não estava trabalhando.

Por fim, o desembargador Moreira Diniz respondeu bem-humorado:

"Agradeço a todos que se manifestaram e os demais que estiveram presentes. Achei que não sentiria falta do Tribunal, pois já me sinto cansado, mas ouvindo todas essas homenagens, e ao lado de colegas queridos, acho que vai me fazer falta, sim."

Veja outras imagens da sessão no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial