Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador Humberto Theodoro Júnior recebe Medalha JK

Solenidade foi realizada nesta segunda-feira (10/6)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Entrega-da-Medalha-JK-ao-des-Humberto-Theodoro-Junior._1.jpg
Presidente José Arthur Filho participou da entrega da Medalha JK ao desembargador Humberto Theodoro Júnior, pelas mãos do presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, e do vice-presidente, Bernardo Franco Vianna (dir.) (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Humberto Theodoro Júnior, de 86 anos, foi agraciado, nesta segunda-feira (10/6), com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. A solenidade de entrega foi realizada na Presidência da Corte mineira, com a presença do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; do presidente da Casa de JK, Serafim Jardim; do vice-presidente, Bernardo Franco Vianna; além de magistradas, magistrados, advogados, amigas, amigos e familiares do agraciado.

Nascido em Ituiutaba, Humberto Theodoro Júnior graduou-se em Direito em 1961, pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro. Em 1987, obteve o título de Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ingressou na magistratura em 1968 e atuou nas Comarcas de Monte Alegre de Minas, Canápolis, Frutal, Uberaba e Belo Horizonte. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada e se aposentou como desembargador do TJMG em 1986.

Ele foi professor titular da Faculdade de Direito da UFMG, das Faculdades Milton Campos, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade de Uberaba (à época Faculdades Integradas de Uberaba)

Atualmente, Humberto Theodoro Júnior atua como advogado e é autor de diversas obras na área de Direito Processual, como “Curso de Direito Processual Civil” e “A Reforma da Execução do Título Extrajudicial”.

Not---Entrega-da-Medalha-JK-ao-des-Humberto-Theodoro-Junior._4.jpg
Solenidade de entrega da honraria ocorreu na sala de reuniões da Presidência do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Honra e alegria

A Medalha JK foi entregue ao desembargador Humberto Theodoro Júnior pelo presidente José Arthur Filho; pelo presidente da Casa de JK, Serafim Jardim; e pelo vice-presidente, Bernardo Franco Vianna.

O 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch, leu o discurso em homenagem ao agraciado, em nome do presidente José Arthur Filho. Ele enalteceu a trajetória do desembargador Humberto Theodoro Júnior. "A Corte mineira teve a satisfação de tê-lo em seus quadros. Quando a integrou, brindou-nos com decisões tão luminosas e bem fundamentadas que, hoje, trechos delas são diuturnamente citados em sentenças e acórdãos em tribunais de todo o País", afirmou.

O desembargador Humberto Theodoro Júnior agradeceu a oportunidade de receber a comenda das mãos do presidente do TJMG. "Nesse ambiente da Justiça mineira, em que passei uma boa parte da minha vida, com todo esse padrão ético, jurídico, histórico, cultural, que enaltece o País e a nossa história, me traz muita felicidade", disse.

Not---Entrega-da-Medalha-JK-ao-des-Humberto-Theodoro-Junior._3.jpg
O desembargador Humberto Theodoro Júnior agradeceu por receber a Medalha das mãos do presidente José Arthur Filho (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O vice-presidente da Casa de JK, advogado Bernardo Franco Vianna, ressaltou a importância do agraciado para o Judiciário. "A Medalha  Presidente Juscelino Kubitschek é entregue àqueles que têm prestado serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuição de destaque para o crescimento das instituições nacionais. O nosso homenageado reúne todos os requisitos legais da honraria, refletidos na exemplar trajetória de vida como magistrado, jurista, advogado, professor e, acima de tudo, como pessoa", afirmou.

Medalha JK

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek  foi instituída pela Lei nº 11.902/1995  e outorgada pela primeira vez em 1996. A cerimônia de entrega da honraria é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em sua cidade natal, Diamantina.

A Medalha é uma homenagem a personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes à coletividade e que contribuíram para o crescimento das instituições políticas e governamentais, para o desenvolvimento social e para a cultura e a história mineira e brasileira. Quando um agraciado não pode comparecer à cerimônia de entrega em Diamantina, a comenda é entregue em solenidade à parte, como ocorreu nesta segunda-feira (10/6) com o desembargador aposentado do TJMG Humberto Theodoro Júnior.

Presenças

Também estiveram presentes à cerimônia o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; a vice-corregedora geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o superintendente administrativo adjunto de Governança e 1º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; o superintendente de Obras do TJMG e corregedor-geral de Justiça eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente de Comunicação Institucional do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa; o 3º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; a vice-corregedora-geral de Justiça eleita para o biênio 2024/2026, desembargadora Kárin Emmerich; as desembargadoras do TJMG Áurea Maria Brasil Santos Perez e Juliana Campos Horta de Andrade; os desembargadores do TJMG Armando Freire, Luiz Carlos Gomes da Mata, Carlos Roberto de Faria, Fábio Torres de Sousa, Sálvio Chaves e Marcelo de Oliveira Milagres; as juízas Beatriz Junqueira Guimarães e Cláudia Athanasio Kolbe; a professora da Faculdade de Direito da UFMG Juliana Cordeiro de Faria; a filha do homenageado Adriana Mandim Theodoro de Mello; e o neto do homenageado Felipe Theodoro de Mello.

Veja outras imagens da entrega da Medalha JK no Flickr oficial do TJMG.