Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador Fabiano Rubinger se despede da 10ª Câmara Cível

Magistrado recebeu homenagens por sua aposentadoria no TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Despedida-do-Des.-Fabiano-Rubinger.jpg
A sessão da 10ª Câmara Cível com a despedida do desembargador Fabiano Rubinger ocorreu no Auditório do Tribunal Pleno (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Fabiano Rubinger de Queiroz participou, nesta terça-feira (2/12), de sua última sessão de julgamento na 10ª Câmara Cível (10ª Caciv), em razão de sua aposentadoria.

Realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG, a sessão contou com a presença do presidente da Corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna; do 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; além de demais magistrados, servidores, assessores, advogados, familiares e amigos do homenageado.

No início da sessão da 10ª Caciv, foi realizada uma bênção conduzida pelo padre Marcelo Lázaro, da Paróquia São Benedito, de Uberaba – uma das comarcas em que o magistrado atuou ao longo de seus 46 anos de magistratura.

Bom humor e trajetória exemplar

Not-3---Despedida-do-Des.-Fabiano-Rubinger.jpg
O presidente Corrêa Junior destacou que o homenageado é querido por todos (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O presidente Corrêa Junior falou sobre seu sentimento ao participar de sessões em que se despede de colegas de trabalho e “amigos de uma vida”.

“Nós convivemos mais com os nossos colegas no dia a dia do Tribunal e dos Fóruns do que até mesmo com a nossa família. Então, é como se estivéssemos nos despedindo de alguém da nossa própria família. É um momento paradoxal, em que, de um lado, existe a tristeza da despedida e, por outro, é um momento de alegria, de vitória e de conclusão de uma grande caminhada. Estamos satisfeitos por assistir à conclusão dessa carreira brilhante.”

Segundo ele, uma das características do desembargador Fabiano Rubinger é ser querido por todos:

“Nós não conhecemos ninguém que não goste profundamente do desembargador, ele é uma pessoa que está sempre de bom humor. Todos que convivemos com ele temos uma profunda alegria ao encontrá-lo, pois está sempre brincando, conversando com tranquilidade, com placidez. Isso demonstra a sua personalidade agregadora, que faz muito bem aos órgãos colegiados. Então, receba o meu abraço fraterno e saiba que Vossa Excelência sempre será lembrado em nosso Tribunal. Esta é a sua casa, este é seu Tribunal.”

Emoção

O desembargador Fabiano Rubinger agradeceu nominalmente cada um dos seus colegas que integram a 10ª Caciv e também a seus familiares presentes à sessão.

Ele destacou que “a aposentadoria é um momento cheio de emoção, em que se misturam alegria, reflexão e talvez um pouco de ansiedade para novos começos”.

Sobre a função de desembargador do TJMG, cargo que ocupou por quase 6 anos, o homenageado disse que cumpriu “com zelo, com respeito ao jurisdicionado e ao povo – que em última análise é quem nos remunera, buscando sempre fazer justiça. Exercendo-o com altivez e dignidade – certo de que, como dizia Louis de Pasteur [1822-1895], 'não é a profissão que honra o homem: é o homem que honra a profissão'”.

Desembargador Fabiano Rubinger ressaltou ainda seu orgulho por ter protagonizado a primeira promoção, por merecimento, de um magistrado atuante no interior diretamente para o cargo de desembargador no TJMG.

Confira no vídeo abaixo o que ele disse sobre sua trajetória e expectativas após a aposentadoria:

História de amizade

O desembargador do TJMG Armando Freire, que também se aposentou este ano, começou falando sobre a história de sua amizade com o homenageado, destacando que se conheceram no início do ano de 1970, quando eram calouros da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em seguida, destacou que estagiaram juntos e passaram em um concurso no cargo de assistente administrativo, ocasião em que a amizade já estava consolidada. Em 1980, prestaram concurso para a magistratura e foram empossados em 1981.

Not-6---Despedida-do-Des.-Fabiano-Rubinger.jpg
O desembargador Armando Freire falou sobre a história de sua amizade com o desembargador Fabiano Rubinger (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O desembargador Armando Freire afirmou que a amizade com o desembargador Fabiano Rubinger estava além da carreira:

“Sem falsa modéstia, tenho autoridade suficiente para este testemunho. São mais de quatro décadas de convivência, de cumplicidade nos embates e nas dificuldades que enfrentamos. E de sermos um para o outro, como nas palavras doces e professorais da notável Cora Coralina [1889-1985]: 'o braço que envolve, a palavra que confronta, o silêncio que respeita, a alegria que contagia'. Eu me dou por feliz e realizado, podendo vivenciar este momento.”

Colegas de Câmara

O presidente da 10ª Caciv, desembargador Ricardo Cavalcante Motta, abriu a sessão prestando homenagem ao colega magistrado.

Ele disse que, quando o desembargador Fabiano Rubinger aceitou o convite para compor a 10ª Câmara Cível, se sentiu “aliviado” por saber da competência do colega e amigo:

“Sentirei muita falta da nossa convivência quase diária. Guarde consigo minha mais sincera admiração e, como diz o poeta: 'amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração'.”

Também fizeram uso da palavra os colegas da 10ª Caciv, os desembargadores Claret de Moraes e Octávio de Almeida Neves. Já a desembargadora Jaqueline Calábria Albuquerque enviou um vídeo em homenagem ao desembargador Fabiano Rubinger.

Not-5---Despedida-do-Des.-Fabiano-Rubinger.jpg
O presidente da Câmara, desembargador Cavalcante Motta, abriu a sessão homenageando o colega magistrado (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Família

Emocionada, a filha do homenageado, Raquel Queiroz, acompanhada da mãe, Dirley Ribeiro de Queiroz, falou sobre a trajetória do pai. O filho Lucas também fez uso da palavra.

Estiveram presentes ainda o filho Tiago, além de genro, noras e netos – entre eles, a neta Júlia, que expressou sua admiração pelo avô.

Raquel Queiroz celebrou a carreira do pai na magistratura, destacando o bom exemplo deixado por ele:

“Pai, a maior herança que deixa para nós, seus filhos, vale infinitamente mais do que qualquer bem material. São os valores, o caráter, o exemplo diário de integridade, de justiça e de amor ao próximo. Aprender isso com você é um presente para toda a vida: um presente que eu sei que Deus nos deu por meio de você.”

Not-7---Despedida-do-Des.-Fabiano-Rubinger.jpgA filha do homenageado, Raquel Queiroz, emocionada, prestou homenagem ao pai (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

A filha do homenageado destacou que a missão do pai na magistratura se deu “com simplicidade e humanidade”.

“Você jamais se colocou acima de ninguém. Nunca se achou superior, mesmo ocupando um cargo tão importante. E isso, pai, é grandeza de verdade, que vem do coração. Isso marcou muito a minha vida.”

Homenagens

Também prestaram homenagens ao desembargador Fabiano Rubinger, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José Afrânio Vilela, que enviou uma mensagem lida pelo cerimonial. Ele agradeceu o trabalho e a amizade com o magistrado.

Falaram na sessão, ainda, o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Rosimere das Graças do Couto; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) Antônio Gomes de Vasconcelos; os desembargadores do TJMG André Luiz Amorim Siqueira e Lúcio Eduardo de Brito; e o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) José Carlos Fernandes Filho.

Trajetória

Natural de Patos de Minas, o desembargador Fabiano Rubinger formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e entrou para a magistratura em 1981.

Ele atuou nas Comarcas de Coromandel, Ibiá, Araxá, Patrocínio e Uberaba. Foi diretor do Foro em todas as comarcas em que atuou e, em Uberaba, ocupou esse cargo por duas vezes.

Também foi juiz convocado na 11ª Câmara Cível do TJMG.

Confira outras imagens da sessão de despedida no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial