Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG recebe honraria da Marinha

Medalha Mérito Tamandaré foi entregue no RJ durante as celebrações do Dia do Marinheiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Raimundo Messias Júnior foi agraciado, no dia 13/12, com a Medalha Mérito Tamandaré, oferecida pela Marinha do Brasil. A solenidade foi realizada na sede da Escola Naval do Rio de Janeiro, durante solenidade em alusão ao Dia do Marinheiro.

A comenda é concedida a instituições e pessoas que tenham prestado relevantes serviços à divulgação e ao fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. 

Not 1 Medalha Merito Tamandare.jpg
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho (esq.), e o comandante da Marinha, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, entregaram a medalha ao desembargador Raimundo Messias (Crédito: Marinha do Brasil – Centro de Comunicação Estratégica da Marinha)

Para o desembargador Raimundo Messias, a comenda representa o reconhecimento pelo trabalho do Judiciário no fortalecimento do Estado Democrático de Direito:

“Essa é uma das mais importantes comendas da Marinha do Brasil. Representa uma homenagem ao Judiciário mineiro e um reconhecimento pelo nosso trabalho. Particularmente, recebo essa honraria com um sentimento de gratidão pelas autoridades que me indicaram. Isso representa também o reconhecimento do Tribunal de Justiça, que sempre foi um parceiro das instituições democráticas do País.”

A solenidade também marcou a formatura de 140 aspirantes a guardas-marinha, que receberam suas espadas no encerramento de quatro anos de formação, iniciando a carreira no oficialato da Marinha do Brasil. 

Medalha Mérito Tamandaré

O dia 13/12 foi escolhido como Dia do Marinheiro por ser a data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, almirante Joaquim Marques Lisboa, conhecido como “Marquês de Tamandaré”.

A medalha em sua homenagem foi criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957.

Not 2 Medalha Merito Tamandare.jpg
A solenidade foi realizada na Escola Naval do Rio de Janeiro e também marcou a formatura de 140 aspirantes a guardas-marinha (Crédito: Marinha do Brasil – Centro de Comunicação Estratégica da Marinha)

Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré (1807–1897), foi um almirante da Armada Imperial, que teve carreira de quase seis décadas, marcada pela participação na Guerra da Independência, em conflitos do Período Regencial e nas guerras do Prata e do Paraguai. Recebeu o título de marquês em 1888 e foi nomeado como Patrono da Marinha do Brasil em 1925. 

* Com informação da Agência Marinha de Notícias

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*