Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

De casa, equipes se desdobram no atendimento

Esforço é para manter julgamentos e audiências, mesmo que remotamente


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Neste período em que a pandemia do coronavírus nos exige o isolamento social, nós (juízes e os servidores) continuamos trabalhando. Remotamente, de nossas casas, permanecemos mantendo a produtividade e a qualidade dos serviços prestados, para que você não fique prejudicado e seus direitos sejam garantidos pela ação do Judiciáro.”

São palavras do juiz Thiago Grazziane Gandra, da Comarca de Sete Lagoas, que também tranquiliza a população em sua mensagem: “A Justiça não para e o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais segue atuando na salvaguarda dos direitos dos cidadãos mineiros.”

Thiago Grazziane Gandra, da Comarca de Sete Lagoas: "Salvaguarda dos direitos dos cidadãos mineiros"

 

 

Juiz Afrânio José Fonseca Nardy, da Vara Infracional de Belo Horizonte: "Grupos menores atuam in loco para acompanhar medidas socioeducativas"

Atuando na Vara Infracional de Belo Horizonte, o juiz Afrânio José Fonseca Nardy destaca que no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH) os trabalhos transcorrem normalmente, com grupos menores atuando in loco para acompanhar as medidas socioeducativas aplicadas.

“O serviço do CIA-BH não foi interrompido. Trabalhamos aqui sete dias por semana, então tentamos nos ajustar à situação atual realizando parte das tarefas na unidade, no atendimento aos adolescentes e suas famílias, e parte das atividades pelo teletrabalho. A execução de medidas socioeducativas é extremamente importante para garantir a paz social e a afirmação de direitos, além de promover a segurança da população”, argumenta.

 

 

Servidora Desirée Santana, da 2ª Instância: "Informações compartilhadas em tempo real"

A servidora Desirée Santana Pinto de Almeida, do protocolo da 2ª Instância, enfatiza que o período é um desafio para todos. Para alinhar e atualizar os procedimentos, foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp e assim os advogados e as partes estão sendo atendidos corretamente. “A vantagem desse meio de comunicação é que as informações são compartilhadas em tempo real e acessadas por todos”, afirma.

 

 

Juiz Renzzo Giaccomo Ronchi, do Juizado Especial de Teófilo Otoni: "Reuniões a distância com instituições parceiras para viabilizar audiências"

O juiz Renzzo Giaccomo Ronchi, titular do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Teófilo Otôni, que, no momento, é também o diretor do foro da comarca, desde que a grave pandemia afetou o mundo, o Judiciário – por meio de magistrados, servidores e colaboradores – se comprometeu a trabalhar incessantemente para não afetar a produtividade, entregando ao cidadão o direito que lhe pertence.

O magistrado explica que conduziu reuniões a distância com instituições parceiras, como o Ministério Público, Prefeitura e Polícia Militar, para buscar soluções conjuntas. Ele também se reuniu com a própria equipe para pensar em ferramentas tecnológicas capazes de ajudá-los a manter as audiências de instrução, que integram advogados, partes e testemunhas, evitando deslocamentos. “Fiquem tranquilos, a Justiça não para”, afirma.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial