Após cinco meses, 168 horas de treinamento, 14 turmas e mais de 260 participantes, entre assessores e assistentes de gabinetes de desembargadores e gestores de cartórios da 2ª Instância, o curso “1ª Vice SOMA – Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial” concluiu a primeira fase de capacitação nesta sexta-feira (27/6).
Realizado pela 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em parceria com a 2ª Vice-Presidência e por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o programa teve como foco o aprimoramento da atuação gerencial e a promoção da integração entre gabinetes e cartórios.

O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, destacou a importância do investimento constante no aprimoramento técnico dos servidores.
“Encerramos esta primeira fase do projeto 1ª Vice SOMA com a certeza de que estamos no caminho certo. A capacitação contínua é essencial para que assessores e gestores cartorários atuem de forma mais estratégica, eficiente e integrada. Essa jornada de aprendizagem é fundamental para manter a excelência da prestação jurisdicional na 2ª Instância”, afirmou.
Presente na aula que marcou o encerramento da primeira etapa do programa, o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marcelo Paulo Salgado, ressaltou que o projeto contribuiu para o aprimoramento do apoio técnico à prestação jurisdicional, sem interferir no mérito jurídico, que é prerrogativa dos magistrados.
“Com essa iniciativa, a 1ª Vice-Presidência reafirmou seu compromisso com a escuta ativa, a conciliação e a cooperação intersetorial, buscando a padronização e o acompanhamento da gestão judiciária (administrativa, procedimental e processual), contribuindo para uma Justiça mais eficiente e alinhada aos desafios atuais.”
Aluna da última turma, a assessora judiciária Ana Cristina Fonseca, do gabinete do juiz convocado Marcus Vinícius Mendes do Valle, da 19ª Câmara Cível, aprovou a capacitação.
“Conhecemos diversas ferramentas que irão nos auxiliar no dia a dia, diante do crescente número de processos em acervo. Além disso, o estreitamento da nossa relação com o cartório é muito importante. Afinal, somos uma unidade que atua de forma conjunta para cumprir as metas e oferecer um serviço de qualidade ao jurisdicionado.”
O gerente do cartório da 8ª Câmara Cível, Felipe Moraes, também comentou os benefícios da maior integração entre cartórios e gabinetes.
“A experiência foi extraordinária, e saímos daqui com ferramentas novas, uma visão mais sistêmica da instituição e uma vontade maior de nos integrarmos como unidade judiciária, gabinete e cartórios. O curso demonstrou que esse é o caminho mais adequado para alcançarmos os melhores resultados institucionais.”
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