Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Corregedor-geral de Justiça realiza reuniões em comarcas no Vale do Aço

Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior esteve em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---corregedor-em-Ipatinga6.jpg
Corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior em Coronel Fabriciano (Crédito: Raul Machado/TJMG)

Juízes, servidores e colaboradores das Comarcas de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga, no Vale do Aço, reuniram-se com o corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, nesta quinta-feira (16/3) e sexta-feira (17/3) para tratar de assuntos relacionados às rotinas de trabalho nas unidades jurisdicionais. O encontro de trabalho integra uma série de reuniões que a Corregedoria vem realizando desde o início da atual gestão.

A Corregedoria está colhendo sugestões e debatendo ações com o objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional e otimizar os procedimentos realizados nas unidades. “Nessas exposições dialogadas que adotamos desde o início da gestão, na forma de um debate direto, sincero e informal, temos colhido e implantado sugestões que dificilmente chegariam aos gabinetes da Corregedoria, em Belo Horizonte. O mote de nossa gestão é estar presente no local de trabalho de juízes, juízas, servidores e servidoras”, afirmou o corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

O superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria, juiz Marcelo Rodrigues Fioravante; a juíza coordenadora dos Juizados Especiais do Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira; a juíza auxiliar da Corregedoria responsável pelas comarcas da  3ª Região (Vale do Aço e Zona da Mata), Mariana de Lima Andrade; e o chefe de gabinete do Corregedor, Roberto Brant Rocha, também participaram das reuniões.

Not---corregedor-em-Ipatinga5.jpg
Equipe que participou do encontro em Coronel Fabriciano (Crédito: Raul Machado/TJMG)

Responsável pela administração da Justiça de 1ª Instância, o corregedor avalia que a presença da Corregedoria nas comarcas do interior deve ser uma prática constante. Ele falou também do Canal de Orientação ComuniCor que, por meio de lista de transmissão, via WhatsApp, permite a rápida difusão de informações relevantes, contribuindo para o gerenciamento e o aperfeiçoamento das Unidades Judiciárias.

"Estamos apoiando, com essa forma de comunicação direta, os atores que estão na linha de frente da Justiça. Ao lado das funções de orientação, fiscalização e disciplinar, a Corregedoria deve ser uma fomentadora de projetos que impactem positivamente a 1ª Instância”, afirmou.

Not---corregedor-em-Ipatinga4.jpg
Reunião com servidores da Comarca de Ipatinga (Crédito: Raul Machado/TJMG)

Aproximação para gerar melhorias

Para a juíza diretora do Foro da Comarca de Ipatinga, Josselma Lopes da Silva Lages, a reunião com o corregedor e os juízes auxiliares foi “muito proveitosa”. Segundo ela, a forma como a conversa aconteceu demonstra o desejo da Corregedoria de promover melhorias para magistrados, servidores e jurisdicionados.

A gerente da Vara Criminal de Coronel Fabriciano, Edlaine de Almeida, avaliou o encontro de forma positiva. “A Corregedoria passou uma mensagem de aproximação e trouxe expectativas de melhorias”, disse. Em Timóteo, confirmando o caráter participativo das reuniões, a gerente Patrícia Ferraz Sena apresentou várias sugestões de aperfeiçoamento do sistema PJe.

Interlocução

A juíza Mariana de Lima Andrade é uma das auxiliares escaladas pelo corregedor para atuar junto à Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), visando à interlocução entre os dois órgãos. Além dos temas relacionados ao PJe, a magistrada também falou do grande esforço que a Corregedoria vem fazendo para dar aos gestores ferramentas para o gerenciamento do serviço nas secretarias e nos gabinetes. Ela destacou a implantação do painel estratégico “Dados do Dia”, que permite o monitoramento das unidades judiciárias em tempo real.

Not---corregedor-em-Ipatinga3.jpg
O corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e a juíza Cláudia Luciene Silva Oliveira (Crédito: Raul Machado/TJMG)

A juíza coordenadora dos Juizados Especiais (Jesp) do Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira, disse que a Corregedoria e a Coordenação do Jesp desejam conhecer mais a fundo a realidade das unidades no interior e proporcionar um intercâmbio de boas práticas. “É no Juizado Especial que  a maioria das pessoas buscam a solução de seus problemas”, disse. Ela destacou a importância de as rotinas de trabalho preservarem os princípios dos juizados, especialmente a simplicidade e a celeridade.

Not---corregedor-em-Ipatinga2.jpg
A juíza Mariana de Lima Andrade e o juiz Marcelo Rodrigues Fioravante em Coronel Fabriciano (Crédito: Raul Machado/TJMG)

“Muitas ideias boas têm surgido dessas conversas”, ressaltou o juiz Marcelo Rodrigues Fioravante. Ele apresentou o projeto de automação de tarefas no PJe a partir de “robôs”, que vão realizá-las de forma automática. O magistrado abordou também os trabalhos do Núcleo de Monitoramento de Perfil de Demandas (Numopede) e do Centro de Inteligência do TJMG, que têm como objetivo o monitoramento do ajuizamento de demandas estruturais, repetitivas ou de massa, e de temas que representem controvérsias significativas na Justiça Estadual.

Not---corregedor-em-Ipatinga1.jpg
Participantes do encontro realizado em Timóteo (Crédito: Raul Machado/TJMG)

Presenças

No Fórum Doutor Geraldo Perlingeiro de Abreu, em Timóteo, participaram da reunião, além dos gestores, o juiz diretor do Foro da comarca, Maycon Jésus Barcelos, e os juízes Luiz Eduardo Oliveira de Faria e Daniel da Silva Ulhoa.

Em Coronel Fabriciano, no Fórum Dr. Orlando Milanez, estiveram presentes o juiz diretor do Foro, Carlos Henrique Trindade Lourenço dos Santos, a juíza Natalia Discacciati Rezende e os juízes Paulo Sérgio Vidal, Mauro Lucas da Silva, Wagner Mendonça Bosque e  Eduardo Tavares Vianna. Também compareceram diversos servidores da comarca. 

Em Ipatinga, no Fórum Doutora Valéria Vieira Alves, além dos gestores, participaram a juíza diretora do Foro, Josselma Lopes da Silva Lages, as juízas Patrícia de Santana Napoleão, Erica Climene Xavier Duarte e Elimar Boaventura Condé Araújo, e os juízes Rodrigo Braga Ramos, José Maria Moraes Pataro, Antônio Augusto Calaes de Oliveira, Otávio Pinheiro da Silva, Luiz Flávio Ferreira, João Paulo Júnior, Mauro Simonassi e José Carlos de Matos. A juíza Larissa Teixeira da Costa, da comarca de Inhapim, também participou da reunião.

Clique aqui para ver mais fotos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG - Unidade Fórum Lafayette
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial