
A Comarca de Conselheiro Lafaiete recebeu, nesta sexta-feira (8/8), o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
Os temas apresentados no encontro foram "Inteligência Artificial – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário" e "Gestão da Unidade Judiciária e da Produtividade".
O superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, ressaltou que a Escola Judicial tem procurado se aproximar de seus 27 núcleos regionais.
"Trata-se de uma oportunidade única de aproximarmos com os colegas magistrados e servidores do interior do estado, apresentar palestras de alto nível, para que possam aprimorar seus conhecimentos e otimizar a prestação jurisdicional".

Nessa mesma linha, o coordenador do Núcleo Regional da Ejef em Conselheiro Lafaiete, juiz José Leão Santiago Campos, salientou que a atividade educacional tem relevância não só pela capacitação das pessoas que integram o TJMG, mas pela escolha dos temas, pois inteligência artificial (IA) é um instrumento incorporado aos gabinetes de trabalho e à gestão judiciária, dando suporte e celeridade aos julgamentos.
O juiz diretor do foro da Comarca de Conselheiro Lafaiete, Paulo Roberto Caixeta, revelou sua alegria ao receber a equipe da Ejef:
"Para mim, é um grande prazer, como diretor do foro e como juiz, ter a oportunidade que a Escola Judicial nos apresentou. Antigamente, era muito mais difícil esse tipo de comunicação e, hoje, vejo esse momento como marcante, principalmente pela gestão atual da Presidência (do TJMG) e da Ejef, que buscam aproximar a capital do interior".
IA e gestão judiciária
O juiz da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial – 2º JD – da Comarca de Betim, Rafael Niepce Verona Pimentel, palestrou sobre o tema "Inteligência Artificial – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário".

O magistrado destacou que seu objetivo foi explicar o funcionamento da inteligência artificial, em especial a generativa, e como utilizá-la na prática.
"A ideia foi mostrar as ferramentas do Tribunal, ensinar um pouquinho sobre prompts, tendo como meta mostrar como aplicar a IA no dia a dia do trabalho, para melhorar nossa prestação judicial".
Já a servidora do Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Nuplan), Juliana Brandão de Melo Horst, abordou o tema "Gestão da Unidade Judiciária e da Produtividade".
"Trata-se de um tema que considero de suma importância, considerando que a maioria dos magistrados e servidores do Judiciário não tem uma formação nessa área de gestão. Hoje em dia, com o volume de processos que trabalhamos, existem ferramentas excelentes para otimizar os trabalhos".

Ela acrescentou que também é possível trabalhar com painéis estratégicos e relatórios, e que "a implantação de ferramentas de gestão facilita o trabalho das unidades judiciais".
As comarcas que pertencem ao Núcleo Regional da Ejef em Conselheiro Lafaiete são: Alto Rio Doce, Belo Vale, Carandaí, Congonhas, Entre Rios de Minas, Itabirito, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga e Senador Firmino, além de Conselheiro Lafaiete.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*