
Integrantes do Conselho Editorial da Revista Ejef, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), se reuniram, na quarta-feira (19/2), de forma virtual. Participaram conselheiras e conselheiros que se encontram em localidades diferentes, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Lisboa, Dublin e Buenos Aires.
A apresentação da linha de trabalho a ser adotada e resultados alcançados pela Revista Ejef foram alguns dos temas abordados.
Na oportunidade, houve um pedido de apoio para indicação de pareceristas ad-hoc (especialistas convidados para avaliar e emitir pareceres sobre trabalhos acadêmicos, propostas de projetos e artigos científicos) para a Revista, bem como, auxílio na divulgação do edital de fluxo para envio de artigos.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, reiterou que o encontro teve como motivação alinhar alguns aspectos necessários para a participação dos conselheiros da Revista da Ejef.
"Nosso objetivo é tornar a revista técnico-jurídica de alcance nacional, além conseguir uma classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a nota de excelência. Essa reunião como a que realizamos tem caráter inédito. E pretendemos realizar outras para aperfeiçoar a qualidade da nossa Revista", afirmou.
A 6ª edição da Revista Ejef tem fechamento previsto para junho de 2025.
Segundo o editor-chefe da publicação, desembargador do TJMG Baeta Neves, a Ejef, desde que se tornou Escola de Governo, conquista alcançada com a atuação de excelência de vários superintendentes, deve se pautar para apresentar não só à magistratura, mas à sociedade, um trabalho cada dia mais qualificado.
Nesse sentido, conforme o magistrado, a Revista Ejef entra em uma nova fase: "Pretendemos pautá-la com um conteúdo científico, tornando-a referência. Para tanto, temos um conselho editorial muito qualificado, com autoras, autores, colaboradoras e colaboradores nacionais e internacionais; todos com destaque no campo da pesquisa e do conhecimento. Assim, os artigos publicados passarão por uma avaliação especializada, elevando o nível da Revista".

Duas reuniões já aconteceram com a finalidade de promover a participação da maior parte das conselheiras e conselheiros, considerando as agendas acadêmicas e profissionais comuns a todas e a todos e, ainda, os fusos, já que há integrantes em Portugal e na Irlanda.
A Revista Ejef está regulamentada pela Resolução nº 1080/2024 (arts. 40 e 41) e pela Portaria nº 164/2VP/2022.
A equipe editorial do periódico é presidida pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; o editor-chefe é o desembargador Baeta Neves; o editor adjunto é o juiz de 2º Grau Richardson Xavier; e o editor executivo é o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Thiago Doro.
Integram o Conselho Editorial da Revista Ejef: o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela; o desembargador do Tribunal de Justiça do Pernambuco (TJPE) Alexandre Freire Pimentel; a professora doutora da Universidade de Buenos Aires (UBA) Andrea Laura Gastron; a doutora em Filosofia, Direito e Ciências Sociais Cleide Calgaro; o professor da Universidade de Medellín David Mendieta González; a ministra do Superior Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo; o professor adjunto de Direito, Tecnologia e Inovação na School of Law and Government da Dublin City University Edoardo Celeste; a professora de Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da FAAC/UNESP Flávia Piva Almeida Leite; o doutor e professor do curso de Relações Internacionais da UFRR Gabriel Dassoler Damasceno; o professor do UniCEUB (Brasília) Gustavo Ferreira Ribeiro; o doutor e professor do curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial do IBMEC/SP Gabriel José de Orleans e Bragança; o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Ibsen Noronha; o doutor e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do IBMEC/SP Marcelo Barbosa Sacramone; o professor doutor da Facultad de Derecho de Buenos Aires Patrício Marcelo Gandulfo; o doutor e professor da Faculdade de Coimbra Paulo Mota Pinto; o doutor e professor de Direito Penal na Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Diamantina Rafhael Lima Ribeiro; o doutor em Direito pela UniCEUB Ramiro Nóbrega Sant'Ana; o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Roberto Freitas Filho; o doutor e professor de Direito da Universidade de Lisboa Rui Pinto; a professora convidada da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul Sandra Regina Martini; e o professor e pós-doutor em Direito pela Unisinos Sérgio Henriques Zandona Freitas.
Saiba mais sobre a Revista EJEF.
Participaram das reuniões o diretor executivo da Dirged, Thiago Doro; o gerente de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas, Claudiciano dos Santos Pereira; a coordenadora de Jurisprudência e Publicações Técnicas, Meire Aparecida Furbino Marques; e o servidor Fernando Rosa de Sousa.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial